Cultura e Relações Internacionais: a influência das telenovelas no turismo emissivo brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i2p385-402Palavras-chave:
Cultura, Relações Internacionais, Telenovelas, Marketing, TurismoResumo
Este artigo analisa a influência das telenovelas no turismo emissivo brasileiro. A pesquisa realizada analisa a influência da cultura de diferentes países, veiculadas através dos costumes, símbolos e paisagens das exibições televisivas, no turismo emissivo nacional e nas relações internacionais. A difusão de culturas é possibilitada pela globalização e pelo desenvolvimento tecnológico, e é neste contexto que a telenovela se insere. Questiona-se até que ponto o imaginário do telespectador e seu comportamento de consumo são influenciados por essas produções, surgindo assim, o interesse em estudar e compreender este comportamento no que tange ao produto turístico. O estudo baseia-se em pesquisas bibliográficas, informações provenientes da mídia, além da realização de entrevistas com agentes de viagem do Brasil que vendem pacotes internacionais. Os resultados mostram que as imagens de outros países que são construídas e veiculadas pelas novelas, ou seja, o Marketing desses destinos, desperta os olhares curiosos dos telespectadores e os levam a demandarem por viagens a estes lugares.Downloads
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