Gestão Familiar no Agroturismo em Santa Catarina: a experiência da Acolhida na Colônia

Autores

  • Anandra Gorges Martendal Instituto Federal Catarinense - IFC Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Marialva Tomio Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i4p903-918

Palavras-chave:

Gestão Familiar, Agroturismo, Acolhida na Colônia

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a gestão familiar das propriedades rurais ligadas a Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia. O método utilizado foi a abordagem qualitativa, com delineamento exploratório, aplicando-se a pesquisa em duas propriedades selecionadas de acordo com o perfil pré-estabelecido. Os resultados da pesquisa mostram que a gestão das propriedades pesquisadas é familiar e ocorre de forma não profissionalizada. Constatou-se a ausência de sistemas formais de atuação relacionados às funções administrativas: o planejamento é informal e adequado de acordo com as necessidades e a disponibilidade de recursos financeiros; a organização do trabalho é determinada pelo gênero, os afazeres domésticos são direcionados às mulheres e o trabalho externo à casa é direcionado aos homens; o provimento de recursos humanos é familiar e a ajuda de terceiros nas atividades da propriedade é eventual; o processo decisório é baseado nas deliberações conjuntas da família; os membros da família estão, notavelmente, comprometidos com a execução das tarefas cotidianas; e, os registros referentes às receitas, despesas e a movimentação turística nas propriedades não são lineares.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anandra Gorges Martendal, Instituto Federal Catarinense - IFC Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
    Formada em Administração, com ênfase em Comércio Exterior, pela UNIDAVI. Especialista em Gestão Pública, pela FURB. Mestra em Administração, pela FURB.
  • Marialva Tomio, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
    Pós-doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS); Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI); Especialista em Ensino Superior e Planejamento pela Universidade Regional de Blumenau (FURB); Graduada em Administração na FURB. 

Downloads

Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Gestão Familiar no Agroturismo em Santa Catarina: a experiência da Acolhida na Colônia. (2015). Revista Turismo Em Análise, 26(4), 903-918. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i4p903-918