Imagem de Destinos Turísticos: um estudo sobre as publicações brasileiras

Autores

  • Elaine Cristina Borges Scalabrini Universidade da Região de Joinville - Univille Universidade do Minho
  • Paula Cristina Remoaldo Universidade do Minho
  • Júlia M. Lourenço Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i3p541-557

Palavras-chave:

Imagem, Destinos turísticos, Publicações brasileiras, Análise metodológica

Resumo

Os estudos referentes ao turismo dedicam-se à compreensão de diferentes temas, sendo que um bastante analisado à escala internacional é a questão da imagem de um destino turístico. O interesse por este tema é percebido em diversas áreas do conhecimento, como a sociologia e o marketing. No Brasil, há diversos pesquisadores dedicando-se à imagem dos destinos turísticos. Assim, buscando compreender de que forma este tema tem sido trabalhado no Brasil, este estudo de caráter bibliográfico teve como objetivo analisar e compreender as publicações sobre imagem de destinos turísticos em periódicos brasileiros, nos últimos seis anos (2008-2014). A partir de um levantamento dos artigos publicados neste período, usando como ferramenta de busca o site “Publicações de Turismo”, foram identificados vinte e oito artigos. A análise permitiu verificar que os estudos estão concentrados na compreensão da imagem de um determinado destino. Os artigos analisados são predominantemente estudos empíricos e há um equilíbrio entre os de caráter quantitativo e qualitativo. No que diz respeito à bibliografia, foi possível identificar que os autores brasileiros que têm trabalhado com o tema de imagem de destinos, já buscam bibliografias internacionais para fundamentar os seus estudos. Também nos trabalhos sobre este tema, identificou-se uma maior maturidade dos autores no que diz respeito à utilização das ferramentas estatísticas. Alguns estudos fazem uma análise aprofundada dos estudos internacionais e aplicam estas teorias no Brasil. Conclui-se que este tema tem sido estudado com maior profundidade no país, se comparado com os temas como o da percepção de residentes. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elaine Cristina Borges Scalabrini, Universidade da Região de Joinville - Univille Universidade do Minho
    Professora Adjunta da Universidade da Região de Joinville e Doutoranda em Geografia pela Universidade do Minho.
  • Paula Cristina Remoaldo, Universidade do Minho
    Professora Associada com Agregação do Departamento de Geografia da Universidade do Minho
  • Júlia M. Lourenço, Universidade do Minho
    Professora Auxiliar do Departamento de Eng. Civil da EEUM e Investigadora do Centro Território, Ambiente e Construção (C-TAC), da Universidade do Minho

Downloads

Publicado

2015-12-28

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

SCALABRINI, Elaine Cristina Borges; REMOALDO, Paula Cristina; LOURENÇO, Júlia M. Imagem de Destinos Turísticos: um estudo sobre as publicações brasileiras. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 26, n. 3, p. 541–557, 2015. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v26i3p541-557. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/107919.. Acesso em: 19 abr. 2024.