Dificuldades para a Cooperação entre Hotéis Aglomerados Territorialmente: um estudo da hotelaria em Brasília - DF

Autores

  • Newton da Silva Miranda Júnior Universidade de Brasília - UnB.
  • Helena Araújo Costa Universidade de Brasília - UnB.
  • Valmir Emil Hoffmann Universidade de Brasília - UnB.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i1p153-177

Palavras-chave:

Relacionamentos Interorganizacionais, Cooperação, Hotelaria, Brasília-DF

Resumo

Identificar ações de cooperação e analisar dificuldades para estabelecê-las entre hotéis aglomerados territorialmente em Brasília, compreendendo variáveis possivelmente associadas, foram os objetivos do presente estudo realizado por meio de pesquisa com gestores de 28 hotéis. Os dados foram analisados mediante estatística descritiva e testes de associação. Os resultados revelam um cenário sem competição desleal entre os hotéis de Brasília, porém composto por ações de cooperação não densas. A ausência de suporte governamental é o principal fator que dificulta o estabelecimento de parcerias entre eles, seguido pela falta de interesse alheio dos demais hotéis da região em cooperar, assim como a falta de tempo para as reuniões com outros empresários. A carência de capital financeiro e o desconhecimento dos benefícios proporcionados pela cooperação estão entre os fatores menos expressivos. Embora haja boa vontade dos gerentes em colaborar com outros e não seja evidenciada competição predatória entre eles, tais fatores não se mostraram suficientes para a existência de ações de cooperação densas. As análises estatísticas não revelaram associação entre as dificuldades elencadas e as variáveis investigadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Newton da Silva Miranda Júnior, Universidade de Brasília - UnB.

Mestrando em Economia pela Universidade de Brasília. Pós graduação em Gestão Pública pela Universidade Católica Dom Bosco. Graduação em Administração pela Universidade de Brasília. Atualmente é Administrador Público Federal na Fundação Universidade de Brasília (FUB).

Helena Araújo Costa, Universidade de Brasília - UnB.

Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB), Brasil; Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Brasil; Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília (UnB), Brasil. Atualmente é Professora Adjunta III da Universidade de Brasília (UnB).

Valmir Emil Hoffmann, Universidade de Brasília - UnB.

Doutor em Administração de Empresas pela Universidad de Zaragoza, Espanha; Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil; Bacharel em Economia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Brasil. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Administração na Universidade de Brasília, e também no Programa de Pós-graduação em Administração, além de coordenar o Mestrado Profissional em Administração, vinculado ao PPGA-UnB.

Downloads

Publicado

2016-04-30

Como Citar

Miranda Júnior, N. da S., Costa, H. A., & Hoffmann, V. E. (2016). Dificuldades para a Cooperação entre Hotéis Aglomerados Territorialmente: um estudo da hotelaria em Brasília - DF. Revista Turismo Em Análise, 27(1), 153-177. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i1p153-177

Edição

Seção

Artigos e Ensaios