Capital Social e Redes Sociais Empreendedoras na Criação e Crescimento de uma Empresa de Cicloturismo

Autores

  • Fernando Antonio Prado Gimenez UFPR
  • Sara Culti Gimenez

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i3p616-638

Palavras-chave:

Cicloturismo, Capital social, Empreendedorismo

Resumo

A literatura de empreendedorismo tem apontado o capital social como um fator de sucesso na criação de novas empresas. Capital social ajuda os empreendedores em identificar e adquirir diferentes tipos de recursos por meio das redes sociais. O objetivo deste trabalho é analisar o papel das redes sociais e do capital social na criação e crescimento da Kuritbike Cicloturismo Urbano, uma empresa que atua no negócio do ciclo turismo em Curitiba - PR há quatro anos. O capital social pode ser conceituado como a rede de relações do empreendedor e os recursos que podem ser mobilizados por meio dessa rede na construção e crescimento da empresa. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, por meio de uma estratégia de estudo de caso único. A empresa objeto do estudo foi selecionada em função de ser a única atuando em seu setor na cidade de Curitiba, o que evidencia um comportamento inovador por parte de seu fundador. Os resultados confirmaram que redes sociais são uma importante fonte de capital social para o empreendedor, nos estágio de criação e crescimento da empresa.

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Biografia do Autor

  • Fernando Antonio Prado Gimenez, UFPR
    Doutor em Administração. Professor Titular do Departamento de Administração Geral e Aplicada da UFPR 
  • Sara Culti Gimenez
    Bacharel em Turismo e Especialista em Gestão de Serviços de Saúde

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Publicado

2015-12-28

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Capital Social e Redes Sociais Empreendedoras na Criação e Crescimento de uma Empresa de Cicloturismo. (2015). Revista Turismo Em Análise, 26(3), 616-638. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i3p616-638