Inovação em Turismo e Competitividade Regional: abordagem conceitual e ensaio de aplicação

  • Rosana Mara Mazaro Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, Brasil
Palavras-chave: Turismo, Inovação, Sistemas Regionais, Competitividade

Resumo

Embora o número de estudos sobre competitividade e inovação regional tenha crescido consideravelmente na literatura, ainda persiste uma notável ausência de pesquisas que abordem a convergência entre os dois temas, especialmente no que trata da simetria entre os atributos, dimensões e escala de aplicação de cada constructo. Tendo como premissa que a inovação é um fator de competitividade para os destinos e regiões turísticas e que, portanto, são assuntos que devem ser tratados concomitantemente, este estudo aborda essa lacuna e sugere um constructo único que congregue fatores que condicionem a capacidade de inovação e a competitividade dessas regiões. A análise qualitativa do conteúdo dos diferentes modelos de competitividade de destinos em comparação com os modelos de inovação gerou resultados significativos, dentre esses a identificação de importante convergência entre fatores que condicionam ambos os fenômenos, a classificação dos fatores entre convergentes e complementares, e a proposição de um modelo holístico de inovação para análise em escala regional com recorte específico para o turismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Mara Mazaro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, Brasil

Doutora em Administração/Turismo, Mestre em Admjnistração Publica e Graduada em Administraçao. Docente permanente do PPGTUR/UFRN. Lider do Grupo de Pesquisa ESCRITUR.

Publicado
2017-05-11
Como Citar
Mazaro, R. (2017). Inovação em Turismo e Competitividade Regional: abordagem conceitual e ensaio de aplicação. Revista Turismo Em Análise, 28(1), 1-18. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i1p1-18
Seção
Artigos e Ensaios