A Intersecção entre Peregrino e Turista Religioso: os diferentes caminhos ao sagrado

Autores

  • Thiago Vinicius Cipriano Rocha Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Maria Helena Cavalcanti da Silva Belchior Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i2p274-298

Palavras-chave:

Turismo, Turismo Religioso, Peregrinação.

Resumo

Dado que o turismo religioso apresenta-se atualmente como um dos segmentos da atividade turística com maior crescimento e desenvolvimento, bem como a exígua produção acadêmica que trata sobre este tema, atrelado a ambiguidades e imprecisões epistemológicas quanto ao uso de categorias temáticas ligadas ao turismo religioso, surge este trabalho com o objetivo de descobrir qual a diferença entre o peregrino e o turista religioso. Buscou-se através do levantamento da origem e desenvolvimento histórico da peregrinação e do turismo religioso, identificar características pertinentes ao peregrino e ao turista religioso, com o intuito de produzir a sistematização teórica acerca da diferença entre estes dois atores. Este trabalho resulta na proposição de um modelo teórico de análise, contendo a sistematização teórica da relação existente entre peregrino e turista religioso, baseado na pesquisa e análise de trabalhos oriundos do campo de estudo do Turismo e de outras áreas afins acerca do turismo religioso. O presente trabalho comporta uma pesquisa teórica com finalidade aplicada, contendo objetivos de natureza exploratória, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e abarcando uma abordagem qualitativa. Concluiu-se que apesar de estarem bastante próximos e apresentarem algumas características semelhantes é possível definir a diferença entre peregrino e turista religioso através da análise mais detalhada das particularidades e atividades desempenhadas por estes dois atores durante os seus deslocamentos. O modelo teórico de análise proposto, mostra-se como uma ferramenta facilitadora na hora de diferenciar o peregrino do turista religioso, auxiliando pesquisadores, leigos e profissionais da área do turismo a melhor definirem estes dois personagens que se cruzam pelos caminhos durante as viagens motivadas pelo sagrado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thiago Vinicius Cipriano Rocha, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    Graduado em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Endereço: Av. Ver. José Piancó da Silva Filho, número 84, Chã do MArinheiro, Surubim – Pernambuco (Brasil), CEP: 55750-000. E-mail: thiago_cipriano_@hotmail.com.
  • Maria Helena Cavalcanti da Silva Belchior, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    Graduação em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialização em Administração de Marketing pela Universidade de Pernambuco (UPE) e em Educação a Distância pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá (FIJ). Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela UPE. Professora do Departamento de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco. Endereço profissional: Rua Profa. Teresa Melias, s./n. – Campus Recife. Cidade Universitária. CEP: 50670-901 – Recife – Pernambuco (Brasil). E-mail: maria.hcsilva2@ufpe.br.

     

Downloads

Publicado

2016-09-08

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

ROCHA, Thiago Vinicius Cipriano; BELCHIOR, Maria Helena Cavalcanti da Silva. A Intersecção entre Peregrino e Turista Religioso: os diferentes caminhos ao sagrado. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 27, n. 2, p. 274–298, 2016. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v27i2p274-298. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/113341.. Acesso em: 25 abr. 2024.