Qualificação profissional: um panorama comparativo entre hotéis e pousadas de Petrópolis-RJ

Autores

  • Roberta Dalvo Pereira Conceição CEFET/RJ- Uned Petropolis
  • Thayana F. Fraga Cefet uned Petropolis
  • Marcelo Pereira da Conceicao Cederj

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i1p178-206

Palavras-chave:

Qualificação profissional, Meios de hospedagem, Petrópolis

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a importância do fator humano nas empresas hoteleiras da cidade de Petrópolis/RJ no que diz respeito a esse assunto. Por esse motivo, além do estudo de autores relacionados ao tema, foi realizada também uma pesquisa de campo. Sendo assim, foram desenvolvidos primeiramente os aspectos teóricos que, num momento posterior, serviram de base para a compreensão dos resultados da pesquisa. Cabe ressaltar que as duas tipologias (hotel e pousada) pesquisadas foram escolhidas de modo a atender às tipologias mais comuns na cidade. Além disso, os profissionais pesquisados foram aqueles que poderiam ser mais facilmente encontrados em todos os empreendimentos escolhidos. Os resultados apontam que existem algumas iniciativas nos estabelecimentos pesquisados que valorizam a importância da qualificação profissional. No entanto, ainda é preocupante a falta de profissionais qualificados na área em Petrópolis e também a falta de interesse dos funcionários já estabilizados em aprimorar seus conhecimentos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roberta Dalvo Pereira Conceição, CEFET/RJ- Uned Petropolis
    <p>Pós doutoranda em Ciência e tecnologia de Polímeros pelo IMA/UFRJ (em realização). Doutora em Ciência e tecnologia de Polímeros pelo IMA/UFRJ (2012). Mestre em Administração pelo Mestrado em Estratégia de Negócios pela UFRRJ. Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professora do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, nos cursos de graduação em Tecnologia em Gestão de Turismo (presencial e EAD) e do curso de Engenharia da Computação. Tem experiência na área de Administração e Gestão Ambiental, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, gerenciamento, administração, estratégia e gestao ambiental.</p>

Downloads

Publicado

2016-04-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

CONCEIÇÃO, Roberta Dalvo Pereira; FRAGA, Thayana F.; CONCEICAO, Marcelo Pereira da. Qualificação profissional: um panorama comparativo entre hotéis e pousadas de Petrópolis-RJ. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 27, n. 1, p. 178–206, 2016. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v27i1p178-206. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/114849.. Acesso em: 20 abr. 2024.