Patrimônio Histórico Ambiental: diagnósticos para criação de unidade de conservação e orientações para o uso público do Jardim Botânico de Ouro Preto-MG

Autores

  • Simone Fernandes Machado Universidade Federal de Ouro Preto
  • Valéria da Conceição Chaves Universidade Federal de Ouro Preto
  • Ricardo Eustáquio Fonseca Filho Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i2p388-413

Palavras-chave:

Unidade de Conservação, Uso público, Atrativo turístico.

Resumo

No final do século XVIII, na antiga Vila Rica (MG), foi definido um espaço, que em 1840, passou a abrigar uma escola de ensino prático de agricultura, transformando-se no Jardim Botânico de Ouro Preto-MG. Atualmente o local está sendo pleiteando para a criação de uma Unidade de Conservação (UC) Estadual. O presente trabalho foi realizado como parte dos estudos para avaliar a possibilidade de criação de uma nova UC nesta área em consonância com a Lei Federal nº. 9.985, de 18/07/2000. Para tanto, foram realizadas as seguintes etapas: revisão bibliográfica; levantamentos de dados secundários e primários provenientes de cinco visitas in loco, realizadas em novembro de 2014; análise de 40 entrevistas, realizadas com representantes institucionais, moradores e lideranças comunitárias formais e informais, de Ouro Preto. Como resultado obteve-se uma análise preliminar dos impactos e oportunidades oferecidas na criação da UC e o apontamento de sugestões para o estabelecimento da mesma. O estudo propôs ainda algumas orientações para o manejo da UC, através do desenvolvimento dos atrativos turísticos de base comunitária, que contam com elementos de referência histórica, cultural e ecoturística, propiciando a preservação do meio ambiente e o resgate da memória cultural e da identidade regional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Simone Fernandes Machado, Universidade Federal de Ouro Preto
    Graduanda em Turismo na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Chefe de Parques na Diretoria de Áreas Protegidas e Projetos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ouro Preto (MG). Endereço para correspondência: Rua xavier da Veiga, número 285, apto 101 centro, Ouro Preto-MG, CEP 35400-000. Telefone para contato 3188375844. E-mail: sissamachadofernan@hotmail.com
  • Valéria da Conceição Chaves, Universidade Federal de Ouro Preto
    Possui Mestrado em Educação (2006), pela UFJF, Especialização em Educação Empreendedora (2014), pela UFSJ, graduação em História (2004) pela UFJF e bacharelado em Turismo pela UFOP. É uma profissional dinâmica, possui experiência na docência, coordenação de ensino, coordenação de equipes e organização de eventos. Gosta de desenvolver atividades relacionadas à pesquisa e ao ensino, promovendo tanto a teoria, quanto a prática.
  • Ricardo Eustáquio Fonseca Filho, Universidade Federal de Ouro Preto

    Professor Assistente II do curso de Bacharelado em Turismo (EDTM/UFOP). Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de: ecoturismo, turismo de aventura, geoturismo, solos, unidades de conservação, agenciamento turístico e transportes turísticos, geografia e educação ambiental.

Downloads

Publicado

2016-09-08

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

MACHADO, Simone Fernandes; CHAVES, Valéria da Conceição; FONSECA FILHO, Ricardo Eustáquio. Patrimônio Histórico Ambiental: diagnósticos para criação de unidade de conservação e orientações para o uso público do Jardim Botânico de Ouro Preto-MG. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 27, n. 2, p. 388–413, 2016. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v27i2p388-413. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/116301.. Acesso em: 23 abr. 2024.