O Modesto Contributo do Turismo Rural no Douro, Portugal: um estudo baseado nos promotores e na oferta turística

Autores

  • Lúcia Pato Universidade de Aveiro. Instituto Politécnico de Viseu

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i3p624-643

Palavras-chave:

Turismo rural, Promotores, Oferta turística, Desenvolvimento rural

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar as características e motivações dos promotores de turismo no espaço rural no Douro, bem como a oferta de atividades de animação turística proporcionada nos empreendimentos. Tendo com base um inquérito por questionário e estatísticas descritivas, evidencia-se que o produto turístico é desenvolvido principalmente por promotores com certo perfil socioeconómico: idade acima dos 45 anos, rendimento mensal elevado e pouca dedicação à unidade turística. Acresce que esses promotores, no geral, não têm formação na área turística e que antes de abrir o empreendimento não tinham qualquer experiência no ramo. A motivação principal para a criação do empreendimento terá sido a recuperação e preservação do património edificado. Adicionalmente, o estudo mostra que o turismo rural está ainda pouco enraizado na região, sendo escassas as atividades de animação turística baseadas nas tradições e cultura locais e as ligações à comunidade local. Conclui-se, pois, que o contributo para o desenvolvimento da região é modesto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lúcia Pato, Universidade de Aveiro. Instituto Politécnico de Viseu

    Maria Lúcia de Jesus Pato é doutorada em turismo pela Universidade de Aveiro desde 2012 e possui mestrado em Gestão do Desenvolvimento Rural (2004) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Desde 2001 desenvolve as suas atividades profissionais no Instituto Politécnico de Viseu, onde começou por lecionar disciplinas da área científica de economia e sociologia rural. Presentemente na categoria de professor adjunta leciona várias disciplinas na área da gestão, do marketing, do empreendedorismo e do turismo.

    É membro  da Unidade de Investigação GOVCOOP da Universidade de Aveiro e CI&DETS do IPV. Recentemente participou no projeto de investigação “The overall rural tourism experience (ORTE) and sustainable local community development” promovido pela UA e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

    Tem participado em vários congressos nacionais e internacionais na área do turismo (e afins) e publicado vários artigos também nestas áreas. Os seus interesses incluem a área do desenvolvimento rural e sociologia rural, o turismo, o marketing e o empreendedorismo em áreas rurais.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

PATO, Lúcia. O Modesto Contributo do Turismo Rural no Douro, Portugal: um estudo baseado nos promotores e na oferta turística. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 27, n. 3, p. 624–643, 2016. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v27i3p624-643. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/116523.. Acesso em: 25 abr. 2024.