Turismo de Base Comunitária: outras economias na mira da emancipação social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i3p644-667

Palavras-chave:

Turismo de Base Comunitária, Outras Economias, Emancipação Social

Resumo

O sentido de comunidade tem sido a ideia-chave do Turismo de Base Comunitária (TBC), associando formas comuns de organização e gestão, em que esta é a principal beneficiária. Este artigo procura conhecer que mecanismos colaborativos e de gestão as comunidades recetoras têm desenvolvido, que sinalizem outras lógicas assentes na autogestão e na solidariedade, contrariamente à tendência da concentração empresarial e do lucro. Por sua vez, se estes se refletem em uma proposta de transformação social, com o aparecimento de novos sujeitos protagonistas no processo. Os elementos empíricos são obtidos a partir do recorte das informações incluídas no relatório de avaliação final externa de um projeto de TBC, em Timor Leste, tendo como foco três comunidades/cooperativas. O estudo revela a existência de novos sujeitos que se organizam na partilha de poderes e saberes, a partir de códigos de conduta e um conjunto de procedimentos de gestão colaborativa, apontando para um horizonte de emancipação social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carolina Valéria de Moura Leão, Universidade Federal Fluminense
    Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia (Univ. Federal Fluminense). Doutora em Sociologia Económica e das Organizações (Instituto Superior de Economia e Gestão/Univ. de Lisboa). Graduação em Turismo pela Faculdade da Cidade (Centro Universitário da Cidade). Pesquisadora no NOEs/Mó de Vida Coop (PT) e no SOCIUS (Univ. de Lisboa).

Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

LEÃO, Carolina Valéria de Moura. Turismo de Base Comunitária: outras economias na mira da emancipação social. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 27, n. 3, p. 644–667, 2016. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v27i3p644-667. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/116532.. Acesso em: 16 abr. 2024.