Gênese e Formação Socioespacial da Região do Vale do Itajaí, SC, Brasil: projeto Acolhida na Colônia

Autores

  • Elisângela da Silva Rocha Universidade do Vale do Itajaí
  • Luiz Carlos da Silva Flores UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí
  • Raquel Maria Fontes do Amaral Pereira UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i2p191-205

Palavras-chave:

Aspectos socioespaciais, Alto Vale do Itajaí, Acolhida na Colônia

Resumo

O projeto Acolhida na Colônia é uma forma de turismo rural em que as famílias de agricultores imigrantes europeus recebem os turistas em suas propriedades e apresentam seu modo de viver junto à natureza. Esta pesquisa objetiva discutir a gênese e os aspectos socioespaciais do Alto Vale do Itajaí e, mais especificamente, dos municípios que compõem o projeto Acolhida na Colônia, visando a compreender os aspectos que antecederam o momento atual e contribuíram para a inserção das cidades no projeto. Para atingir o objetivo proposto, optou-se pela adoção de um estudo de caso com pesquisa descritiva e bibliográfica de caráter exploratório a fim de contextualizar a formação socioespacial do local estudado. Os resultados demonstram que o contexto socioespacial da região investigada contribui de forma significativa para a expansão e reconfiguração da atividade turística e, por consequência, contribui também para o desenvolvimento regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela da Silva Rocha, Universidade do Vale do Itajaí

Doutoranda em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Atualmente é professora de Administração/Gestão do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú. 

Luiz Carlos da Silva Flores, UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

Doutor em Engenharia de Produção. Docente do Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria da Univali.

Raquel Maria Fontes do Amaral Pereira, UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Geografia Humana. Docente e Pesquisadora do Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria da Univali / Pesquisadora de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Publicado

2017-07-28

Como Citar

Rocha, E. da S., Flores, L. C. da S., & Pereira, R. M. F. do A. (2017). Gênese e Formação Socioespacial da Região do Vale do Itajaí, SC, Brasil: projeto Acolhida na Colônia. Revista Turismo Em Análise, 28(2), 191-205. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i2p191-205

Edição

Seção

Artigos e Ensaios