Gênese e Formação Socioespacial da Região do Vale do Itajaí, SC, Brasil: projeto Acolhida na Colônia

Autores

  • Elisângela da Silva Rocha Universidade do Vale do Itajaí
  • Luiz Carlos da Silva Flores UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí
  • Raquel Maria Fontes do Amaral Pereira UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i2p191-205

Palavras-chave:

Aspectos socioespaciais, Alto Vale do Itajaí, Acolhida na Colônia

Resumo

O projeto Acolhida na Colônia é uma forma de turismo rural em que as famílias de agricultores imigrantes europeus recebem os turistas em suas propriedades e apresentam seu modo de viver junto à natureza. Esta pesquisa objetiva discutir a gênese e os aspectos socioespaciais do Alto Vale do Itajaí e, mais especificamente, dos municípios que compõem o projeto Acolhida na Colônia, visando a compreender os aspectos que antecederam o momento atual e contribuíram para a inserção das cidades no projeto. Para atingir o objetivo proposto, optou-se pela adoção de um estudo de caso com pesquisa descritiva e bibliográfica de caráter exploratório a fim de contextualizar a formação socioespacial do local estudado. Os resultados demonstram que o contexto socioespacial da região investigada contribui de forma significativa para a expansão e reconfiguração da atividade turística e, por consequência, contribui também para o desenvolvimento regional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elisângela da Silva Rocha, Universidade do Vale do Itajaí
    Doutoranda em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Atualmente é professora de Administração/Gestão do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú. 
  • Luiz Carlos da Silva Flores, UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí
    Doutor em Engenharia de Produção. Docente do Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria da Univali.
  • Raquel Maria Fontes do Amaral Pereira, UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí
    Doutora em Geografia Humana. Docente e Pesquisadora do Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria da Univali / Pesquisadora de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Publicado

2017-07-28

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

ROCHA, Elisângela da Silva; FLORES, Luiz Carlos da Silva; PEREIRA, Raquel Maria Fontes do Amaral. Gênese e Formação Socioespacial da Região do Vale do Itajaí, SC, Brasil: projeto Acolhida na Colônia. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 28, n. 2, p. 191–205, 2017. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v28i2p191-205. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/117154.. Acesso em: 25 abr. 2024.