Imagem Cognitiva e Imagem Afetiva: um estudo do destino Blumenau, SC, Brasil

  • Jessica Vieira de Souza Meira Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Fabrícia Durieux Zucco Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) Blumenau
  • Thiago dos Santos Universidade Regional de Blumenau - FURB
Palavras-chave: Imagem cognitiva, Imagem afetiva, Destino turístico, Blumenau (SC, Brasil)

Resumo

Nos últimos anos, observou-se um aumento considerável de destinos que almejam desenvolver a atividade turística com o objetivo de alavancar a economia local. Concomitante a esta situação, surgiram estudos voltados à competitividade de destinos, englobando as mais diversas temáticas, voltadas principalmente ao marketing e à gestão. A imagem de destinos é abordada com bastante frequência nesses estudos, uma vez que, por meio dela, um destino pode diferenciar-se de seus concorrentes. Em virtude desse cenário, este estudo tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre a imagem cognitiva e a imagem afetiva do destino Blumenau (SC, Brasil). A pesquisa caracteriza-se por ser exploratória, descritiva e comparativa, com abordagem qualiquantitativa. Para descrever a imagem cognitiva, realizou-se uma análise morfológica e de conteúdo das 579 palavras e 117 imagens encontradas nos folders e no site promocional da cidade. Posteriormente, aplicou-se aos dados a Modelagem de Equação Estrutural (MEE) e testes de correlação (Coeficiente de Spearman). Para descrever a imagem afetiva, utilizou-se o estudo realizado por Reis et al., que analisa a marca Blumenau a partir da perspectiva dos seus residentes. Os resultados demonstram que a imagem cognitiva corresponde à afetiva, uma vez que a comunicação publicitária de Blumenau promove a cultura germânica, elemento fundamental da autoimagem dos residentes do município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Vieira de Souza Meira, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Mestre em Turismo e Hotelaria. Doutoranda em Turismo e Hotelaria.

Universidade do Vale do Itajaí

Balneário Camboriú

Fabrícia Durieux Zucco, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) Blumenau
Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE.
Professora Titular da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI e da Universidade Regional de Blumenau - FURB.
Thiago dos Santos, Universidade Regional de Blumenau - FURB
Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.
Professor da Universidade Regional de Blumenau - FURB e Coordenador do Centro Técnico de Blumenau - CEDUPHH, em Marketing, Pesquisa de Mercado, Administração de Serviços, Comportamento do Consumidor e Publicidade e Propaganda.
Publicado
2017-05-11
Como Citar
Meira, J., Zucco, F., & Santos, T. (2017). Imagem Cognitiva e Imagem Afetiva: um estudo do destino Blumenau, SC, Brasil. Revista Turismo Em Análise, 28(1), 134-148. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i1p134-148
Seção
Artigos e Ensaios