O Potencial da Gamificação para Aumentar a Competitividade dos Destinos Turísticos: revisão de literatura baseada na Scopus

Autores

  • Viviane da Silva Souza UNIVERSIDADE DE AVEIRO
  • Celeste Maria Dias Amorim Varum Universidade de Aveiro
  • Celeste Eusébio Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i1p91-111

Palavras-chave:

Gamificação, Destinos turísticos, Competitividade

Resumo

A gamificação surgiu com o propósito de gerar envolvimento, lealdade e, acima de tudo, proporcionar uma experiência marcante para turistas e visitantes. Em vista disso, os destinos turísticos tornaram-se mais sensíveis às oportunidades de criação de novos serviços e produtos gamificados na indústria do turismo. Nesse cenário, este artigo objetiva analisar os estudos científicos (teóricos e empíricos) sobre a gamificação aplicada ao turismo com a finalidade de identificar elementos que justifiquem o potencial da gamificação para gerar competitividade nos destinos turísticos. Para atingir o objetivo, executaram-se pesquisas eletrônicas na base de dados especializada Scopus, atingindo-se, ao término da pesquisa, um agregado de onze documentos científicos identificados como significativos para a abordagem deste estudo. Deste modo, esta revisão exploratória da literatura trouxe as seguintes conclusões: (1) identificação de tendências na literatura sobre gamificação no turismo; (2) autores e publicações que mais se destacam nessa área; (3) objetivos, contextos e abordagens da gamificação no setor; (4) o potencial da gamificação para a competitividade; e, por fim, (5) a indicação das abordagens metodológicas adotadas nos estudos analisados. Além disso, permitiu-se realizar uma síntese do conhecimento sobre a temática, o que possibilitou a percepção do que já se sabe sobre o tema e o que se precisa saber, além de apontar direções para investigações futuras e algumas limitações de investigações nessa área.

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Biografia do Autor

Viviane da Silva Souza, UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Doutoranda em Turismo pela Universidade de Aveiro - Portugal (2015). Mestre em Administração pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (PADR/UFRPE). Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/DHT).

Celeste Maria Dias Amorim Varum, Universidade de Aveiro

Celeste Amorim Varum is Professor of Economics at the University of Aveiro, Portugal. Holds a Ph.D. in Economics and M.Sc. in International Business and Economic Integration from the University of Reading (UK) and a Degree in Economics from the University of Évora (Portugal).

Celeste Eusébio, Universidade de Aveiro

Doutora em Turismo pela Universidade de Aveiro. Professora Auxiliar na Universidade de Aveiro, e Investigadora da Unidade
de Investigação GOVCOPP (UA).

Publicado

2017-05-11

Como Citar

Souza, V. da S., Varum, C. M. D. A., & Eusébio, C. (2017). O Potencial da Gamificação para Aumentar a Competitividade dos Destinos Turísticos: revisão de literatura baseada na Scopus. Revista Turismo Em Análise, 28(1), 91-111. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i1p91-111

Edição

Seção

Artigos e Ensaios