A Imagem do Rio de Janeiro Projetada por Turistas em uma Mídia Social: experiência, qualidade e valor

Autores

  • Verônica Feder Mayer Universidade Federal Fluminense
  • Andressa Martins da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Liana Cid Bárcia Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i2p271-292

Palavras-chave:

Turismo, Mídias sociais, Conteúdo gerado pelo usuário, Imagem de destinos turísticos, Comportamento do consumidor.

Resumo

Ocompartilhamento de informações em mídias sociais possibilita que as pessoas tenham acesso de maneira rápida e gratuita a um conteúdo gerado por turistas que já vivenciaram determinada experiência, o que pode influenciar a escolha de outros, e impõe uma nova dinâmica às relações de consumo, afetando a imagem e a competitividade dos destinos. Este estudo investigou a imagem projetada por turistas que visitaram o Rio de Janeiro nos anos de 2015 e 2016 em relação aos seguintes aspectos: experiência nos principais atrativos da cidade, qualidade percebida dos serviços e julgamento de preço e valor. Para tal, foi realizada a análise de conteúdo de 612 comentários postados no site TripAdvisor, a mídia social dedicada ao turismo de maior audiência no mundo. Os resultados mostram que a grande maioria dos turistas relatou experiências favoráveis, avaliou positivamente a qualidade dos serviços e o valor, apresentando altos níveis de satisfação nos principais atrativos da cidade. As dimensões da experiência mais presentes nos comentários foram a estética e o entretenimento, reforçando a importância das belezas naturais e arquitetônicas na formação da imagem do Rio de Janeiro. Quanto aos comentários com teor negativo, a análise do conteúdo revelou pontos que devem ser monitorados e aprimorados por gestores públicos e privados ligados ao turismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica Feder Mayer, Universidade Federal Fluminense

Verônica Feder Mayer é Doutora em Administração pela COPPEAD/UFRJ com extensão na UIUC (University of Illinois at Urbana-Champaign, USA). É Professora Associada da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, coordenadora do Curso de Bacharelado Turismo, membro do corpo docente do Mestrado Acadêmico em Turismo - PPGTUR/UFF,  e coordenadora do LABCONS - Laboratório de Estudos de Consumo e Comportamento (grupo de pesquisa CNPQ).

Andressa Martins da Silva, Universidade Federal Fluminense

Bolsista de iniciação científica, pesquisadora do Observatório do Turismo UFF e do LABCONS - Laboratório de Comportamento e Consumo FTH/UFF. Discente do curso de Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF.

Liana Cid Bárcia, Universidade Federal Fluminense

Bolsista de iniciação científica, pesquisadora do Observatório do Turismo UFF e do LABCONS - Laboratório de Comportamento e Consumo FTH/UFF. Bacharel em Turismo pela Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF.

Publicado

2017-08-29

Como Citar

Mayer, V. F., Silva, A. M. da, & Bárcia, L. C. (2017). A Imagem do Rio de Janeiro Projetada por Turistas em uma Mídia Social: experiência, qualidade e valor. Revista Turismo Em Análise, 28(2), 271-292. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i2p271-292

Edição

Seção

Artigos e Ensaios