Reflexões sobre a Modernização e Desumanização dos Serviços Turísticos

Autores

  • Esteban Arias Castañeda Universidad Politécnica Estatal del Carchi (UPEC).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i2p245-253

Palavras-chave:

Modernização, Desumanização, Serviços de turismo, Turismo.

Resumo

É conhecida a relação entre o turismo e a tecnologia, ou melhor, a adequação desta aos processos de serviços de turismo, que beneficiam a experiência do viajante. Os avanços tecnológicos impactam beneficamente a rentabilidade da empresa, mas é possível que a tecnificação possa contribuir para remover o humano da atividade turística, devido à dependência de dispositivos e ferramentas que separam homem de si mesmo. No desejo
humano de querer saber e prever tudo, caiu-se em uma ideia de sentido antropocêntrico, que é caracterizada pela premissa do domínio do homem sobre a natureza para o bemestar e do progresso; daí resulta a perda iminente de significado original. É necessário refletir que a técnica ou tecnologia deve ser exclusivamente uma ferramenta para devolver o humano ao turismo, e não para substituí-lo.

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Biografia do Autor

  • Esteban Arias Castañeda, Universidad Politécnica Estatal del Carchi (UPEC).
    PhD in Tourism Studies from Universidad Politécnica Estatal del Carchi (UPEC).

Publicado

2017-08-29

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

ARIAS CASTAÑEDA, Esteban. Reflexões sobre a Modernização e Desumanização dos Serviços Turísticos. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 28, n. 2, p. 245–253, 2017. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v28i2p245-253. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/122694.. Acesso em: 19 abr. 2024.