Smart tourism destinations: um estudo baseado na visão dos stakeholders

Autores

  • Adalberto Santos-Júnior Universidade Federal de Pelotas
  • Luiz Mendes-Filho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fernando Almeida-García Universidad de Málaga
  • José Manuel-Simões Universidade de Lisboa (UL)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i3p358-379

Palavras-chave:

Destinos turísticos inteligentes, TIC, Stakeholders, Marbella, Espanha, SEGITTUR.

Resumo

Esta investigação analisa a visão dos stakeholders sobre os destinos turísticos inteligentes, fundamentado na metodologia da Sociedad Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas, S.A. (SEGITTUR), tendo como estudo de caso Marbella, município pertencente à província de Málaga (Espanha). Para atingir os objetivos planejados, foi utilizada a metodologia qualitativa, através das técnicas de observação direta e realização de entrevistas semiestruturadas com agentes do turismo – diretos e indiretos da cidade. As opiniões dos entrevistados foram categorizadas de forma indutiva a partir das redes sistêmicas de ideias e pensamentos, por meio de uma análise de conteúdo. Os resultados demonstram que Marbella possui características de um destino turístico inteligente, no entanto, precisa cumprir amplamente com todas as dimensões ou eixos metodológicos de SEGITTUR: tecnologia, inovação, acessibilidade e sustentabilidade. Conclui-se que Marbella é considerada um Smart Tourism Destination, em fase inicial, que adota principalmente estratégias tecnológicas e sustentáveis. Além disso, salienta-se que a governança turística e a construção de indicadores são fatores essenciais para o sucesso dos destinos inteligentes.

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Biografia do Autor

Adalberto Santos-Júnior, Universidade Federal de Pelotas

Centro de Integração do Mercosul; Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria; Doutorando do programa de Doctorado Interuniversitario de Turismo da Universidad de Málaga - España.

Luiz Mendes-Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Turismo

Fernando Almeida-García, Universidad de Málaga

Departamento de Geografía

José Manuel-Simões, Universidade de Lisboa (UL)

Profesor Catedrático del IGOT – Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.

Publicado

2017-12-06

Como Citar

Santos-Júnior, A., Mendes-Filho, L., Almeida-García, F., & Manuel-Simões, J. (2017). Smart tourism destinations: um estudo baseado na visão dos stakeholders. Revista Turismo Em Análise, 28(3), 358-379. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i3p358-379

Edição

Seção

Artigos e Ensaios