Pós-modernidade e Turismo: Reflexões Acerca da Experiência Turística no Contexto das Agências de Viagens.

Autores

  • Ana Luiza de Albuquerque Tito Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Paula Normandia Moreira Brumatti Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Wilker Ricardo de Mendonça Nóbrega Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i3p424-437

Palavras-chave:

Pós-turista, Experiência, Agências de viagem.

Resumo

O fenômeno turístico constitui um projeto de sociedade que se apropria de espaços e os transforma segundo normas e valores que lhe são próprios. As motivações de viagens e os destinos turísticos fazem parte de uma rede de significados pessoais e sociais e sua análise auxilia compreender a nova convivência social e as novas possibilidades mercadológicas. Estudos acerca do comportamento do consumidor no turismo trata a motivação como determinante básico do consumo e o processo de tomada de decisão como algo individual. Assim, pretende-se refletir o turista pós-moderno, suas necessidades e busca contínua por experiências de vida estabelecendo relação com as estratégias mercadológicas para a oferta das viagens no contexto das agências de viagens. Para tanto, foram entrevistadas seis agências de viagens do município de Natal- RN. Os resultados da pesquisa sinalizam que, segundo as agências de viagem, o consumidor do turismo tem buscado experiências, embora apontam que elas ainda não desenvolvem ações estratégicas neste sentido. Pensar o turismo contemporâneo não é descartar os elementos de natureza econômica e mercadológica que o constitui, mas compreender que sua essência está nas viagens como prática humana e a subjetividade que ela implica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza de Albuquerque Tito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Turismo pelo Programa de Pós-graduação em turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Administração e Organização de Eventos – SENAC/CEATEL e Bacharel em Turismo pela Universidade Potiguar. E-mail: analuiza.tito@hotmail.com

Paula Normandia Moreira Brumatti, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Turismo pelo Programa de Pós-graduação em turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Cultura e Turismo- UESC. Docente do IFRN campus Canguaretama. Graduação em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP. Email: paulanmb@yahoo.com.br.

 

Wilker Ricardo de Mendonça Nóbrega, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciências do Desenvolvimento Sócio-AmbientaL  pela Universidade Federal do Pará (NAEA / UFPA). Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Pará. Coordenador da Pós Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PPGTUR/UFRN (Mestrado e Doutorado). E-mail: wilkernobrega@yahoo.com.br

Publicado

2017-12-12

Como Citar

Tito, A. L. de A., Brumatti, P. N. M., & Nóbrega, W. R. de M. (2017). Pós-modernidade e Turismo: Reflexões Acerca da Experiência Turística no Contexto das Agências de Viagens. Revista Turismo Em Análise, 28(3), 424-437. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i3p424-437

Edição

Seção

Artigos e Ensaios