Identificação dos Aspectos Conceituais e elementos que constituem o Branding e Destination Branding

Autores

  • Lucimari Acosta Pereira Universidade Do Vale to Itajaí - Univali http://orcid.org/0000-0003-1737-866X
  • Pablo Flôres Limberger Universidade do Vale do Itajaí- Univali
  • Luiz Carlos da Silva Flores Universidade do Vale do Itajaí- Univali.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v29i1p56-73

Palavras-chave:

Branding, Destination Branding, Conceituações, Elementos de composição

Resumo

Com o crescimento acelerado do mercado turístico o consumidor tem diversas opções de escolha, e as empresas visam através de ferramentas como o Branding e no caso do Turismo o Destination Branding posicionar a imagem de seu produto a fim de obter vantagens competitivas, influenciando a escolha de seu público alvo. Neste sentido o presente estudo visa compreender e abordar os aspectos conceituais bem como identificar as variáveis do Branding e Destination branding, elencando os processos que os compõe, as linhas de pesquisa abordadas ao longo da evolução dos estudos. Os conceitos foram analisados numa perspectiva longitudinal, para cumprir com o objetivo da pesquisa e fazer as incursões exploratórias deste artigo, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos. Foi feita uma análise exploratória, e que deram subsidio para o desenvolvimento da pesquisa. Quanto os resultados os mesmos apresentaram diversos materiais sobre o tema, poucos autores se posicionam conceitualmente sobre o tema nos seus marcos teóricos, quanto aos elementos identificados os mesmos demostram que há lacunas de estudos a serem preenchidas para que possam dar subsidio teórico e metodológico para novos estudos, além de gerar contribuições gerenciais.   

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Biografia do Autor

  • Lucimari Acosta Pereira, Universidade Do Vale to Itajaí - Univali
    Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Mestranda em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí- Univali, Bolsista Capes.
  • Pablo Flôres Limberger, Universidade do Vale do Itajaí- Univali
    Doutor em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí- Univali, Docente  e pesquisador no programa de pós-graduação em turismo e hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí- Univali.
  • Luiz Carlos da Silva Flores, Universidade do Vale do Itajaí- Univali.
    Pós-doutor pela Universidade do Algarve (Portugal), na área do Turismo, Doutor em Engenharia de Produção e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Docente e pesquisador do Programa de Pós-graduação em nível de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Publicado

2018-04-03

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

PEREIRA, Lucimari Acosta; LIMBERGER, Pablo Flôres; FLORES, Luiz Carlos da Silva. Identificação dos Aspectos Conceituais e elementos que constituem o Branding e Destination Branding. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 29, n. 1, p. 56–73, 2018. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v29i1p56-73. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/127863.. Acesso em: 25 abr. 2024.