Marca-município: uma revisão crítica

Autores

  • Rebeca Osorio González Universidad Autónoma del Estado de México, Facultad de Turismo y Gastronomía, Ciudad de México, México
  • Rocío Del Carmen Serrano Barquín Universidad Autónoma del Estado de México, Facultad de Turismo y Gastronomía, Ciudad de México, México
  • Irais González Domínguez Universidad Autónoma del Estado de México, Facultad de Turismo y Gastronomía, Ciudad de México, México
  • Jorge Soto Ortega Universidad Autónoma del Estado de México, Facultad de Turismo y Gastronomía, Ciudad de México, México

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v29i1p19-34

Palavras-chave:

Marca-município, Marcas geográficas, Identidade.

Resumo

A pouca informação que existe sobre o conceito de marca-município e seu processo de construção justifica esta revisão crítica. A esse respeito, este artigo trata, conceitualmente, das marcas ligadas a áreas geográficas, como marca-país, marca-destino, marca-lugar e marca-território. Isso embasa o propósito deste artigo: definir um conceito e propor uma metodologia de construção para a marca-município. A metodologia utilizada para esta pesquisa incluiu o método Delphi, que contribui para este trabalho uma análise do ponto de vista de um grupo de cinco especialistas que opinaram no instrumento aplicado sobre suas percepções e conhecimentos relacionados à marca-município. Nesse sentido, também foram analisadas as diferentes conceituações de marcas geográficas e de seus modelos de construção. As conclusões salientam que o México não tem uma marca-município e esta é uma ferramenta de planejamento abrangente, que resguarda a identidade do município e procura embasar seu desenvolvimento territorial e endógeno; portanto, sua metodologia de construção deve ser baseada em um processo totalmente inclusivo.

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Biografia do Autor

  • Rebeca Osorio González, Universidad Autónoma del Estado de México, Facultad de Turismo y Gastronomía, Ciudad de México, México

    Maestra en Agroindustria Rural, Desarrollo Territorial y Turismo Agroalimentario en el Instituto de Ciencias Agropecuarias y Rurales, Ciudad de México, México. Docente de la Facultad de Turismo y Gastronomía, Universidad Autónoma del Estado de México, Ciudad de México, México. E-mail: rosoriog@hotmail.com

  • Rocío Del Carmen Serrano Barquín, Universidad Autónoma del Estado de México, Facultad de Turismo y Gastronomía, Ciudad de México, México

    Doctora en Ciencias Ambientales en la Universidad Autónoma del Estado de México, Ciudad de México, México. Docente en los cursos de licenciatura en Turismo y de maestría y doctorado en Turismo de la Facultad de Turismo y Gastronomía, Universidad Autónoma del Estado de México, Ciudad de México, México. E-mail: rocioserba@yahoo.com.mx

  • Irais González Domínguez, Universidad Autónoma del Estado de México, Facultad de Turismo y Gastronomía, Ciudad de México, México

    Maestría en Agroindustria Rural, Desarrollo Territorial y Turismo Agroalimentario en el Instituto de Ciencias Agropecuarias y Rurales, Ciudad do México, México. Docente de la Facultad de Turismo y Gastronomía, Universidad Autónoma del Estado de México, Ciudad de México, México. E-mail: iraisiya@hotmail.com

  • Jorge Soto Ortega, Universidad Autónoma del Estado de México, Facultad de Turismo y Gastronomía, Ciudad de México, México

    Docente e investigador de la Facultad de Ciencias de la Conducta de la Universidad Autónoma del Estado de México, Ciudad de México, México. E-mail: sjorge_@hotmail.com

Publicado

2018-04-17

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

OSORIO GONZÁLEZ, Rebeca; SERRANO BARQUÍN, Rocío Del Carmen; GONZÁLEZ DOMÍNGUEZ, Irais; SOTO ORTEGA, Jorge. Marca-município: uma revisão crítica. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 29, n. 1, p. 19–34, 2018. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v29i1p19-34. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/131124.. Acesso em: 19 abr. 2024.