A insustentabilidade do turismo no Brasil e o sucesso de Praia do Forte: uma análise exploratória com base na nova economia institucional

Autores

  • Marcus Alban Universidade Federal da Bahia; Escola de Administração; Núcleo de Pós-Graduação em Administração

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v19i1p3-24

Palavras-chave:

desenvolvimento turístico, sustentabilidade, estruturas de governança, Brasil, Praia do Forte.

Resumo

Baseado no pressuposto de que o turismo é uma rota natural e fácil, a evolução do setor no país, desde os anos 90, tem se pautado por uma estratégia de forte expansão espacial da infra-estrutura. Partindo-se de uma análise do baixo desempenho dessa estratégia, demonstra-se o equívoco desse pressuposto. A conclusão é de que o turismo não tem nada de natural ou fácil. Ao contrário é uma rota bastante complexa, que não pode se desenvolver sem boas estruturas de governança. Face a essa constatação, o artigo apresenta as linhas mestras da Nova Economia Institucional e, com base na mesma, analisa os complexos sistemas de governança das cadeias produtivas do setor. Posteriormente, de posse desse novo referencial, estuda-se a singular estrutura de governança do caso de Praia do Forte, na Bahia, um dos raros casos de desenvolvimento turístico sustentável no país.

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Biografia do Autor

  • Marcus Alban, Universidade Federal da Bahia; Escola de Administração; Núcleo de Pós-Graduação em Administração
    Doutor em economia pela USP, professor do NPGA e coordenador do NCTUR da Escola de Administração da
    UFBA.

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Publicado

2008-05-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

ALBAN, Marcus. A insustentabilidade do turismo no Brasil e o sucesso de Praia do Forte: uma análise exploratória com base na nova economia institucional. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 1, p. 3–24, 2008. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v19i1p3-24. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14139.. Acesso em: 16 abr. 2024.