A Internet como novo meio de comunicação para os destinos turísticos: o caso da Ilha da Madeira

Autores

  • Maria Noémi Nunes Vieira Marujo Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v19i1p25-42

Palavras-chave:

turismo, Internet, novo consumidor, promoção, informação.

Resumo

Com o aparecimento da Internet, assiste-se cada vez mais ao nascimento e desenvolvimento de novos destinos turísticos. O novo meio de comunicação faz com que os consumidores aumentem os seus patamares de exigências e de expectativas. Ao poder público e às empresas privadas cabe-lhes o papel de sensibilizar o imaginário dos turistas para visitarem as suas comunidades e regiões e não outras. O presente artigo pretende analisar a importância que o poder local e regional da Madeira atribui à Internet para a divulgação dos seus municípios como destinos turísticos a serem fruídos. A pesquisa foi baseada em entrevistas e análise dos sites municipais. O trabalho de campo realizou-se de Janeiro de 2004 a Junho de 2004. Este artigo centra-se essencialmente na análise das entrevistas e está estruturado nos seguintes tópicos: Introdução à problemática; fundamentação teórica sobre a temática; análise das entrevistas e conclusão.

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Biografia do Autor

  • Maria Noémi Nunes Vieira Marujo, Universidade de Évora
    Licenciada em Comunicação Social, Mestre em Sociologia e Doutoranda em Turismo na Universidade de Évora. Docente de Turismo e Comunicação na Universidade de Évora (Portugal).

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Publicado

2008-05-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

MARUJO, Maria Noémi Nunes Vieira. A Internet como novo meio de comunicação para os destinos turísticos: o caso da Ilha da Madeira. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 1, p. 25–42, 2008. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v19i1p25-42. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14140.. Acesso em: 19 abr. 2024.