Canais de distribuição no turismo: uma análise das variáveis determinantes do uso de canais interpessoais e da internet na compra de passagens aéreas

Autores

  • Vinícius Sittoni Brasil Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Programa de Pós-Graduação em Administração

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v19i1p43-63

Palavras-chave:

comportamento do consumidor em serviços, sistemas de entrega de serviços, canais de entrega, distribuição.

Resumo

Compreender as variáveis utilizadas pelos consumidores no uso de um sistema de entrega de serviços (SES) é o foco central da presente pesquisa, a qual analisou cinco diferentes variáveis antecedentes - risco percebido, controle, conveniência, link social e propensão ao uso de tecnologia - do uso do SES junto a 186 clientes de companhias aéreas. Foi testado um modelo integrando essas diferentes variáveis em relação ao uso de dois canais de compra de passagens aéreas: SES-Interpessoal e SES-Internet. Os resultados apontam para um impacto direto de variáveis baseadas em atitudes - link social e propensão ao uso de tecnologia - sobre o uso do SES, demonstrando igualmente efeitos influenciadores indiretos das demais variáveis, baseadas em atributos - conveniência, controle e risco percebido-.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vinícius Sittoni Brasil, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Programa de Pós-Graduação em Administração
    Doutor em Administração com ênfase em Marketing, professor do Programa de Pós-Graduação em
    Administração da PUCRS.

Downloads

Publicado

2008-05-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

BRASIL, Vinícius Sittoni. Canais de distribuição no turismo: uma análise das variáveis determinantes do uso de canais interpessoais e da internet na compra de passagens aéreas. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 1, p. 43–63, 2008. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v19i1p43-63. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14141.. Acesso em: 25 abr. 2024.