As políticas de turismo no Brasil nos anos noventa

Autores

  • Fernando Meloni de Oliveira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v19i2p177-200

Palavras-chave:

turismo, políticas públicas, desenvolvimento social e econômico.

Resumo

O artigo traça um panorama e apresenta uma reflexão sobre as políticas públicas de turismo no Brasil, ao longo da década de 1990. O primeiro aspecto enfocado é a gênese destas políticas. São abordados, na seqüência, os principais planos e intervenções publicas, nos âmbitos federal e regional, e as formas de financiamento público surgidas para este segmento. Após o exame crítico de alguns indicadores e dos principais impactos das políticas, conclui-se que a desregulamentação econômica e o direcionamento da política de turismo para o aumento da captação dos fluxos turísticos externos foram, em diversos aspectos, mal estruturados e equivocados.

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Biografia do Autor

  • Fernando Meloni de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas
    Bacharelado em Ciências Sociais – Política – pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Mestrando em Desenvolvimento Econômico – Economia Social e do Trabalho – no Instituto de Economia da UNICAMP.

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Publicado

2008-08-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

OLIVEIRA, Fernando Meloni de. As políticas de turismo no Brasil nos anos noventa. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 2, p. 177–200, 2008. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v19i2p177-200. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14149.. Acesso em: 23 abr. 2024.