Institucionalização do turismo no poder público estadual: a experiência de São Paulo

Autores

  • Raquel Gallo Brocchi Universidade Estadual de Campinas
  • Karina Toledo Solha Universidade de São Paulo; Ecola de Artes Ciências e Humanidades

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v19i2p241-254

Palavras-chave:

turismo, Estado de São Paulo, poder público.

Resumo

O Estado de São Paulo é reconhecido pela sua grande importância como pólo emissor no turismo nacional, no entanto, observa-se uma escassez de estudos sobre a institucionalização do turismo no poder público estadual. Por meio deste trabalho foram identificados os modelos de organização e atuação utilizados pelo organismo estadual de turismo de São Paulo na promoção do desenvolvimento turístico. Para tanto, realizou-se uma extensa revisão de documentos oficiais relativos ao tema, que foram reunidos e organizados cronologicamente, observando o período de 1965 até 2007. Assim, foi possível esquematizar e compreender a evolução das ações públicas estaduais e da estrutura organizacional do órgão de turismo do estado. Os resultados obtidos contribuem para a construção do panorama do desenvolvimento do órgão público de turismo do Estado de São Paulo, e conseqüentemente, pode subsidiar as ações de planejamento turístico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raquel Gallo Brocchi, Universidade Estadual de Campinas
    Bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
  • Karina Toledo Solha, Universidade de São Paulo; Ecola de Artes Ciências e Humanidades
    Bacharel em Turismo pela Universidade de São Paulo, Mestre em Ciências da Comunicação, Turismo e Lazer, pela Universidade de São Paulo e Doutora em Ciências da Comunicação, Turismo e Lazer pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente do curso de Lazer e Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades daUniversidade de São Paulo e da Faculdade de Turismo, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Exercendo também a função de Diretora Adjunta do Centro de Linguagem e Comunicação.

Downloads

Publicado

2008-08-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

BROCCHI, Raquel Gallo; SOLHA, Karina Toledo. Institucionalização do turismo no poder público estadual: a experiência de São Paulo. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 2, p. 241–254, 2008. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v19i2p241-254. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14152.. Acesso em: 23 abr. 2024.