A opinião dos turistas de negócios sobre a imagem da cidade de São Paulo

Autores

  • José Afonso Mazzon Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Luis Alberto Noriega Vera Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v19i3p345-368

Palavras-chave:

destino turístico, turista de negócios, avaliação de imagem, qualidade, lealdade.

Resumo

O artigo apresenta a análise descritiva dos principais resultados obtidos em pesquisa de campo realizada entre a segunda quinzena de junho e primeira de julho do ano de 2006 nos dois aeroportos da cidade de São Paulo. A pesquisa teve como público alvo os turistas de negócios que visitam a cidade. A amostra foi escolhida intencionalmente e o critério de estratificação foi o local de residência permanente dos turistas. O principal objetivo da pesquisa foi aprimorar o entendimento sobre a avaliação da imagem de um destino turístico. Foi proposto um modelo conceitual a partir do referencial teórico sobre comportamento do consumidor existente nas áreas de turismo e marketing. Os resultados apontam que o perfil dos turistas é consistente com estudos anteriores e a imagem da cidade consolidada como destino de negócios. Em adição é destacada a qualidade dos serviços consumidos, a satisfação e a intenção do turista de retornar e indicar o destino a parentes e amigos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Afonso Mazzon, Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
    Economista pela FAAP. Mestre e Doutor em Administração pela FEA-USP. Pós-doutor pela Conservatoire Nationl Des Arts et Métiers, em Paris – França. Professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação na área de Marketing do Departamento de Administração da FEA-USP.
  • Luis Alberto Noriega Vera, Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
    Economista pela UFPR. Mestre em Administração pela FEA-USP. Doutor em Engenharia de Transportes pela EPUSP. Atualmente, participa do programa de pós-doutorado do Departamento de Administração da FEA-USP.

Downloads

Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

MAZZON, José Afonso; VERA, Luis Alberto Noriega. A opinião dos turistas de negócios sobre a imagem da cidade de São Paulo. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 3, p. 345–368, 2008. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v19i3p345-368. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14159.. Acesso em: 24 abr. 2024.