As novas estratégias de promoção do Brasil no Exterior: estudo de caso

Autores

  • Amalia Raquel Pérez-Nebra Universidade de Brasília
  • Cleria Juliana Rosa Centro Universitário de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v19i3p450-471

Palavras-chave:

EMBRATUR, estratégias, imagem, marca, imagem do destino turístico.

Resumo

Este estudo de caso tem como objetivo a análise das estratégias utilizadas pela EMBRATUR após suas novas atribuições ocorridas em 2003. O foco dessas estratégias é a modificação do posicionamento da atual imagem do Brasil no exterior. O trabalho foi estruturado considerando Brasil como uma marca. Primeiro foi apresentada a base da organização, para posteriormente apresentar o cenário do turismo internacional e como o Brasil está inserido nele. Finalmente as estratégias adotadas pelo órgão e uma avaliação crítica de tais estratégias. É possível concluir acreditando que houve mudança quantitativa no quadro do turismo brasileiro; entretanto a mudança qualitativa não é possível inferir adequadamente com o pouco tempo de implementação. A marca-Brasil e suas estratégias foram avaliadas, e possibilidades de desenvolvimento são sugeridos ao final do trabalho, principalmente ligados à pesquisa e desenvolvimento.

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Biografia do Autor

  • Amalia Raquel Pérez-Nebra, Universidade de Brasília
    Mestre e doutoranda em Psicologia Social e do Trabalho pela UnB.
  • Cleria Juliana Rosa, Centro Universitário de Brasília
    Estudante e bolsista de iniciação científica do Curso de Turismo do Centro Universitário de Brasília-UniCEUB.

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Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

PÉREZ-NEBRA, Amalia Raquel; ROSA, Cleria Juliana. As novas estratégias de promoção do Brasil no Exterior: estudo de caso. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 3, p. 450–471, 2008. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v19i3p450-471. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14164.. Acesso em: 19 abr. 2024.