Percepções sobre turismo, lazer e conservação ambiental: um estudo com moradores do entorno de uma reserva florestal urbana

Autores

  • Maria de Nazaré Lima Ribeiro Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA)
  • Maria Inês Gasparetto Higuchi Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v19i3p472-487

Palavras-chave:

turismo, percepção ambiental, conservação ambiental.

Resumo

Neste artigo, discute-se a percepção de moradores sobre uma proposta de turismo e lazer como uma das possibilidades de mitigação dos impactos sobre a Reserva Florestal Adolpho Ducke em Manaus-AM. Nessa pesquisa de abordagem qualitativa, procurou-se por meio de entrevistas semi-estruturadas e observação participante compreender as expectativas e percepções sobre turismo dos moradores do entorno da Reserva. Das entrevistas semi-estruturadas participaram 57 moradores de ambos os sexos, que vivem na localidade a pelo menos 3 anos. Para essas pessoas o Projeto Ponta Verde, proposta feita por alguns pesquisadores à Prefeitura de Manaus, antes de ser uma proposta ambiental é uma possibilidade de desenvolvimento social, de inclusão e valorização dos moradores. Nesse sentido, a área verde da Reserva passa a ter sentido para que seja conservada, pois a mesma representa um aspecto constitutivo de cidadania e não apenas um cenário a ser desfrutado por outros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria de Nazaré Lima Ribeiro, Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA)
    Turismóloga. Especialista em Ecoturismo e Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade Amazônica formada pelo Centro de Ciências do Ambiente de Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pesquisadora voluntária do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (LAPSEA) do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA).
  • Maria Inês Gasparetto Higuchi, Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA)
    Doutora em Antropologia Social, Coordenadora e Pesquisadora do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (LAPSEA) do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA).

Downloads

Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

RIBEIRO, Maria de Nazaré Lima; HIGUCHI, Maria Inês Gasparetto. Percepções sobre turismo, lazer e conservação ambiental: um estudo com moradores do entorno de uma reserva florestal urbana. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 3, p. 472–487, 2008. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v19i3p472-487. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14165.. Acesso em: 25 abr. 2024.