O Cerro Aconcágua (6959m, Argentina): um destino de turismo de aventura: um alto lugar mítico e simbólico

Autores

  • Michel Raspaud Université Joseph Fourier, Grenoble, França

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v19i3p505-522

Palavras-chave:

destino turístico, turismo de aventura, Aconcágua, valores simbólicos, sociabilidade.

Resumo

Este artigo busca compreender o modo de organização e de funcionamento de um destino do turismo de aventura de alta altitude. Após relembrar o conteúdo do conceito de destino turístico, descreve o exemplo histórico de Chamonix. Em seguida, através do método da observação participante, no âmbito de uma expedição amadora, ele análisa a organização concreta in situ do destino de Aconcágua. Em conclusão, para além dos serviços propostos, este artigo sublinha que, para a clientela de turistas alpinistas, o preço de um tal destino reporta-se, ao senso simbólico atribuído a ele, as provas físicas e mentais suportadas, e a sociabilidade própria ao meio cultural do mundo do alpinismo.

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Biografia do Autor

  • Michel Raspaud, Université Joseph Fourier, Grenoble, França
    Doutor em Sociologia do Esporte. Professor Titular da Université Joseph Fourier, Grenoble, França.

Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

RASPAUD, Michel. O Cerro Aconcágua (6959m, Argentina): um destino de turismo de aventura: um alto lugar mítico e simbólico. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 3, p. 505–522, 2008. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v19i3p505-522. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14167.. Acesso em: 27 abr. 2024.