De estradas e súditos: turismo e cidadania em uma comunidade tradicional de Minas Gerais

  • Jorge Renato Lacerda Arndt Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Centro de Gestão Empreendedora
  • Solange Maria Pimenta Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Centro de Gestão Empreendedora
Palavras-chave: desenvolvimento sustentável, turismo social, Estrada Real, Prodetur NE II, turismo solidário.

Resumo

O artigo discute as possibilidades de desenvolvimento, por meio do turismo, em Milho Verde, Minas Gerais. Remanescente da exploração de minerais preciosos da região de Diamantina, a pequena localidade inseriu-se na demanda turística contemporânea trazendo estruturas tradicionais - sociais, culturais e econômicas - em grande medida inalteradas, preservadas pela depressão das atividades econômicas no Vale do Jequitinhonha após o declínio da mineração. Já confrontada por uma série de impactos ecológicos, culturais e urbanísticos relacionados à visitação turística, a comunidade, junto com os empreendimentos informais de turismo estabelecidos pela população, está sendo incorporada a um contexto ampliado e intensificado de solicitações externas, determinado pela implementação de propostas planificadas de fomento à atividade turística - o Prodetur NE II e o roteiro de atrações históricas, culturais e ecológicas Estrada Real. Contemplando a necessidade de manutenção de condições comunitárias e ecológicas que perpetuem a atratividade turística, o artigo avalia o papel da autonomia sociopolítica local como requisito para a consecução de uma proposta de desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Renato Lacerda Arndt, Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Centro de Gestão Empreendedora
Mestre em Administração pelo Curso de Mestrado Profissionalizante da Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais – FEAD-MG – Centro de Gestão Empreendedora.
Solange Maria Pimenta, Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Centro de Gestão Empreendedora
Doutora em Sociologia pela Université de Paris I, Panthéon Sorbonne. Professora e pesquisadora do Curso de Mestrado Profissionalizante em Administração da Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais – FEAD-MG – Centro de Gestão Empreendedora.
Publicado
2009-04-01
Como Citar
Arndt, J. R., & Pimenta, S. (2009). De estradas e súditos: turismo e cidadania em uma comunidade tradicional de Minas Gerais. Revista Turismo Em Análise, 20(1), 70-95. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v20i1p70-95
Seção
Artigos e Ensaios