A hospitalidade e cordialidade brasileira: o Brasil percebido por estrangeiros

Autores

  • Carlyle Tadeu Falcão de Oliveira EBAPE; FVG; Observatório de Inovação do Turismo
  • Paulo Emílio Matos Martins FGV; Programa de Estudos de Administração Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v20i2p196-209

Palavras-chave:

hospitalidade, cordialidade, personalismo, herança ibérica, turismo.

Resumo

O tema central deste ensaio é o traço cultural de 'cordialidade' do homem brasileiro, na acepção de Sérgio Buarque de Holanda, como sendo uma das principais motivações para os turistas estrangeiros viajarem ao Brasil. A partir de uma visão panorâmica do mercado turístico mundial e da constatação da incipiente participação do país no mesmo, este ensaio busca uma explicação desse fator motivador através da teoria do "homem cordial" de Holanda, também sinalizada nas obras de Gilberto Freyre, José Carlos Reis, e em tantos outros intérpretes do Brasil. Finalmente, este artigo sugere que essa "hospitalidade" referida por nossos visitantes estrangeiros deriva da natureza "cordial" antes aludida, podendo assim constituir-se em importante fator diferencial na elaboração de uma política para o setor.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlyle Tadeu Falcão de Oliveira, EBAPE; FVG; Observatório de Inovação do Turismo
    Mestre em Administração Pública (FGV-EBAPE), MBA em Gestão Empresarial (FGV-Management),
    Especialista em Planejamento e Gestão em Turismo Ambiental e Cultural (UNIRONDON), Engenheiro Civil
    (UGF), Pesquisador do Núcleo de Turismo da FGV-EBAPE, Coordenador do Observatório de Inovação do Turismo (FVG-EBAPE).
  • Paulo Emílio Matos Martins, FGV; Programa de Estudos de Administração Brasileira
    Doutor em Administração de Empresas (EAESP-FGV), Mestre em Administração Pública (EBAP-FGV),
    Engenheiro Mecânico (UFPA), Professor Titular e Coordenador do Programa de Estudos de Administração
    Brasileira (EBAPE-FGV).

Downloads

Publicado

2009-08-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

A hospitalidade e cordialidade brasileira: o Brasil percebido por estrangeiros. (2009). Revista Turismo Em Análise, 20(2), 196-209. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v20i2p196-209