Circuito delícias de Pernambuco: a gastronomia como potencial produto turístico

Autores

  • Isabella Maria Coelho Jarocki Universidade Salgado de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v20i2p321-344

Palavras-chave:

gastronomia, festival gastronômico, alimentação, turismo gastronômico.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo a verificação do Festival Circuito Delícias de Pernambuco realizado em 2006 como potencial produto turístico. O circuito reuniu oito festivais gastronômicos em 7 municípios pernambucanos. Em cada município foi desenvolvido um conjunto de ações de capacitação, mapeamento cultural, desenvolvimento de técnicas culinárias e uso de produtos regionais na elaboração dos pratos participantes. Os resultados foram medidos pela venda de pratos, realização destas capacitações e o registro em livro de todas as receitas elaboradas. Constatou-se que o circuito ainda não é um fator motivador para o deslocamento de pessoas em busca das novidades gastronômicas, mas é potencial componente de produtos turísticos e instrumento de resgate do patrimônio gastronômico local.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Isabella Maria Coelho Jarocki, Universidade Salgado de Oliveira
    MA em Jornalismo pela University of Arizona. Especialista em Planejamento e Marketing Turístico pela Universidade Católica de Brasília. Especialista em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica pela
    Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Curso de Hotelaria da Faculdade Boa Viagem e de
    Gastronomia da Universidade Salgado de Oliveira.

Downloads

Publicado

2009-08-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

JAROCKI, Isabella Maria Coelho. Circuito delícias de Pernambuco: a gastronomia como potencial produto turístico. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 2, p. 321–344, 2009. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v20i2p321-344. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14188.. Acesso em: 16 abr. 2024.