Refletindo sobre a gestão dos espaços turísticos: perspectivas para as redes regionais de turismo

Autores

  • Aguinaldo Cesar Fratucci Universidade Federal Fluminense/ Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v20i3p391-408

Palavras-chave:

turismo, territórios-redes, redes regionais, políticas públicas.

Resumo

Discutir a dimensão espacial do turismo e a sua gestão no contexto das políticas públicas direcionadas para o seu ordenamento e desenvolvimento é o principal foco do presente ensaio. Trata-se de uma reflexão teórica desenvolvida a partir da observação participante do autor nos últimos trinta anos, nos processo de desenvolvimento turístico do estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Baseado no entendimento do turismo como fenômeno socioespacial complexo, resultado dos processos de diferentes agentes produtores, propõe o entendimento do espaço turístico a partir da categoria de territórios-redes que tendem a se ampliar para a escala regional. Questionando o descaso das políticas publicas recentes direcionadas para o ordenamento do turismo nacional, sugere a possibilidade da consolidação de redes regionais como novas instâncias de governança para tal função, desde que sejam frutos de processos endógenos, participativos e realmente democráticos que constituam num novo "espaço-tempo" favorável às deliberações democráticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aguinaldo Cesar Fratucci, Universidade Federal Fluminense/ Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo
    Doutor em Geografia da Universidade Federal Fluminense – UFF; professor adjunto do Departamento de Turismo da Faculdade de Administração, Ciências Contábeie e Turismo da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

FRATUCCI, Aguinaldo Cesar. Refletindo sobre a gestão dos espaços turísticos: perspectivas para as redes regionais de turismo. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 3, p. 391–408, 2009. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v20i3p391-408. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14192.. Acesso em: 23 abr. 2024.