Orientação para o mercado no segmento hoteleiro: o caso português

Autores

  • Cristina Maria Santos Estevão Universidade da Beira Interior (UBI)
  • Emerson Wagner Mainardes Universidade da Beira Interior (UBI)
  • Mario Lino Barata Raposo Universidade da Beira Interior (UBI)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v20i3p446-468

Palavras-chave:

gestão do marketing, orientação para o mercado, markor, sector hoteleiro em Portugal.

Resumo

O objectivo deste estudo foi medir o grau de orientação para o mercado dos maiores grupos hoteleiros de Portugal. Após uma breve explanação sobre a orientação para o mercado e o segmento hoteleiro em Portugal apresentou-se um estudo empírico realizado junto dos maiores 20 grupos de hotéis de Portugal, utilizando como instrumento de colecta de dados, a tradicional escala Markor (Market orientation) adaptada ao sector hoteleiro. Constatou-se nas organizações investigadas uma boa capacidade de geração de informações de mercado e resposta ao mercado. Porém os resultados obtidos com o constructo da disseminação de informações de mercado ficaram abaixo das expetactivas. Portanto, o desafio actual para as principais redes de hotéis de Portugal é propiciar a melhoria da disseminação interna das informações que os profissionais de marketing recolhem junto ao mercado.

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Biografia do Autor

  • Cristina Maria Santos Estevão, Universidade da Beira Interior (UBI)
    Doutoranda em Gestão pela Universidade da Beira Interior (UBI) – Covilhã/Portugal; Mestre em Gestão pela Universidade da Beira Interior (UBI); Professora da Estratégia e Marketing; Investigadora em Turismo, Estratégia, Competitividade, Inovação e Marketing.
  • Emerson Wagner Mainardes, Universidade da Beira Interior (UBI)
    Doutorando em Gestão pela Universidade da Beira Interior (UBI) – Covilhã/Portugal; Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB); Professor de Marketing; Pesquisador do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE); Investigador em Gestão Universitária e Marketing Educacional.
  • Mario Lino Barata Raposo, Universidade da Beira Interior (UBI)
    Doutor em Gestão pela Universida de Barcelona (UB); Professor Catedrático do Departamento de Gestão e Economia da Universidade da Beira Interior (UBI); Professor de Marketing, Estratégia e Empreendedorismo; Coordenador Cientifico do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE); Investigador em Marketing, Estratégia e Empreendedorismo; Vice-presidente para Portugal do ECSB European Council of Small Business.

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Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

ESTEVÃO, Cristina Maria Santos; MAINARDES, Emerson Wagner; RAPOSO, Mario Lino Barata. Orientação para o mercado no segmento hoteleiro: o caso português. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 3, p. 446–468, 2009. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v20i3p446-468. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14195.. Acesso em: 25 abr. 2024.