Tarifa e ocupação em hotéis: provocando o modelo de apreçamento convencional

Autores

  • Eder Paschoal Pinto Australian National University

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v20i3p469-484

Palavras-chave:

apreçamento, ocupação em hotéis, composto mercadológico, segmentação de clientes.

Resumo

O objetivo central deste trabalho é discutir a relação entre tarifa e taxa de ocupação em hotéis. As teorias de segmentação de clientes, composto mercadológico e estratégia de apreçamento foram aplicadas ao estudo. Os hotéis de Santos classificados como Turístico e Luxo foram escolhidos intencionalmente. Oitenta e três por cento deles responderam ao questionário de pesquisa. Os dados revelaram que há relação entre tarifa média e taxa de ocupação, tanto nas categorias de hotéis como nos segmentos de clientes. Por seu turno, as pesquisas relatadas neste trabalho demonstraram que três atributos do composto mercadológico, inclusive o preço, estão dentre os que mais atraem clientes de hoteis.

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Biografia do Autor

  • Eder Paschoal Pinto, Australian National University
    Pós-doutorando (Visiting Fellow) na The Australian National University. Lecionou em cursos de mestrados em IES, como Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Universidade Estadual do Ceará. Titulou-se Professor Doutor (FGV São Paulo), Visiting Scholar (GWU, USA), Mestre (PUC São Paulo) e Bacharel (Universidade Mackenzie): todos esses títulos em Administração. Titulou-se, também, Especialista em Didática do Ensino Superior e, Bacharel em Ciências Contábeis.

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Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

PINTO, Eder Paschoal. Tarifa e ocupação em hotéis: provocando o modelo de apreçamento convencional. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 3, p. 469–484, 2009. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v20i3p469-484. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14196.. Acesso em: 26 abr. 2024.