Desde la Quimera a la Realidad: haciendo operativa la sostenibilidad estratégica en destinos turísticos

Autores

  • Rosana Mazaro Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Turismo e Sociedade

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v20i3p504-524

Palavras-chave:

competitividade, destinos turísticos, sustentabilidade estratégica.

Resumo

Os condicionantes e determinantes do desenvolvimento turístico para os destinos turísticos apontam para a convergencia entre os atributos de competitividade e de sustentabilidade. A partir de uma perspectiva do planejamento e da gestão nota-se um esforço em conhecer e avaliar as reais condições competitivas dos destinos a fim de orientar decisões rumo a um posicionamento favorável e duradouro. Este artigo faz parte do proceso de amadurecimento de uma proposta metodológica denominada Comp&tenible Model, que se aplica para avaliação da sustentabilidade estratégica de destinos turísticos, caracterizada por atributos que refletem um ambiente de competitividade globalizada e de esforços para a implementação de modelos de desenvolvimento turístico com base em referenciais sustentáveis. Como exercicio para sua validação, são apresentados os resultados da aplicação no destino Arquipélago Fernando de Noronha, Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosana Mazaro, Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Turismo e Sociedade
    Doutorado em Administração/Turismo pela Universidade de Barcelona- DITMUB, Espanha. Mestrado em Administração pelo PPGA/UFSC. Graduada em Administração. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo PPGTUR/UFRN. Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Turismo e Sociedade. -BITS.

Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

MAZARO, Rosana. Desde la Quimera a la Realidad: haciendo operativa la sostenibilidad estratégica en destinos turísticos. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 3, p. 504–524, 2009. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v20i3p504-524. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14198.. Acesso em: 19 abr. 2024.