Matriz de avaliação do potencial turístico de localidades receptoras

Autores

  • Marcelo Vilela de Almeida Universidade de São Paulo / Escola de Artes, Ciências e Humanidades

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v20i3p541-561

Palavras-chave:

turismo, potencial turístico, matriz de avaliação, Guaratinguetá, Cunha.

Resumo

Proposta de matriz de avaliação do potencial turístico de localidades receptoras, elaborada a partir de pesquisa bibliográfica exploratória sobre o tema; definição dos municípios-objetos de estudo (Guaratinguetá e Cunha/SP); pesquisa bibliográfica e de campo sobre os municípios-objetos de estudo; formulação, desenvolvimento e aplicação da matriz nos municípios escolhidos; análise dos dados e cruzamento das informações obtidas com o referencial teórico. Chega-se, por fim, a uma comparação entre o potencial turístico de Guaratinguetá e Cunha à luz da definição ora estabelecida e recomenda-se a aplicação do instrumento a outras localidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo Vilela de Almeida, Universidade de São Paulo / Escola de Artes, Ciências e Humanidades
    Bacharel em Turismo (Faculdade Anhembi Morumbi), Especialista em Planejamento e Marketing Turístico (SENAC/CEATEL), mestre e doutor em Ciências da Comunicação (ECA/USP), professor do Curso de Lazer e Turismo da EACH/USP, experiência anterior como consultor, coordenador e docente em cursos de turismo, hotelaria e lazer de nível técnico e superior (graduação e pós-graduação), presidente da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo do Estado de São Paulo (ABBTUR/SP).

Downloads

Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

ALMEIDA, Marcelo Vilela de. Matriz de avaliação do potencial turístico de localidades receptoras. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 3, p. 541–561, 2009. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v20i3p541-561. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14200.. Acesso em: 18 abr. 2024.