Formulação de estratégias no turismo: um estudo em órgãos municipais do Estado de São Paulo

Autores

  • Benny Kramer Costa Universidade de São Paulo; Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo
  • João Maurício Gama Boaventura Fundação Escola Comércio Álvares
  • Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i1p110-129

Palavras-chave:

formulação de estratégias, estratégia no turismo, municípios turísticos.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é investigar a formulação de estratégias em órgãos públicos municipais de turismo do Estado de São Paulo. Para este fim realizou-se um estudo de casos múltiplos em seis municípios: Santos, Guarujá, Praia Grande, São Caetano do Sul, Rio Grande da Serra e Guarulhos. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas. Constatou-se que estes órgãos municipais desenvolvem um encaminhamento lógico na formulação de estratégias, os quais apresentam em seus estágios iniciais características de informalidade, e na evolução deste processo contemplam-se necessidades e desejos dos consumidores e de outros stakeholders. Todo o processo de formulação de estratégias recebe influência de diversos stakeholders. As principais dificuldades encontradas no processo de formulação estratégica foram: falta de mobilização coletiva, conflitos de interesses e carência de recursos.

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Biografia do Autor

  • Benny Kramer Costa, Universidade de São Paulo; Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo
    Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho (PMDAUNINOVE) e do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Universidade de São Paulo (USP).
  • João Maurício Gama Boaventura, Fundação Escola Comércio Álvares
    Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo, Professor e Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Fundação Instituto de Administração - FIA. Professor da FEAUSP, do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Paulista - UNIP e da Fundação Escola Comércio Álvares – FECAP.
  • Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto, Universidade de São Paulo
    Doutoranda em Administração pela Universidade de São Paulo – USP; Mestre em Administração e Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

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Publicado

2010-04-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

COSTA, Benny Kramer; BOAVENTURA, João Maurício Gama; BARRETO, Leilianne Michelle Trindade da Silva. Formulação de estratégias no turismo: um estudo em órgãos municipais do Estado de São Paulo. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 1, p. 110–129, 2010. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v21i1p110-129. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14208.. Acesso em: 25 abr. 2024.