Articulação de redes sociais por empreendedores na formação do capital social: um estudo de caso de uma empresa do setor de turismo do interior do Paraná

Autores

  • Norma Pimenta Cirilo Ducci Universidade Federal de Sergipe; NUPEC; Departamento de Administração
  • Rivanda Meira Teixeira Universidade Federal de Sergipe; NUPEC; Departamento de Administração

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i1p165-189

Palavras-chave:

redes sociais, capital social, empreendedorismo, turismo.

Resumo

Na criação de novos negócios os empreendedores tendem a mobilizar sua rede social para obter informações para acessar recursos e transformar visões e planos de negócios em realidade (BIRLEY, 1985). Se a rede social dos empreendedores, construídas pelos contatos formais e informais, contribuem para o alcance dos seus objetivos, estas redes são seu capital social. (BURT, 1992; PUTNAM, 1995). Este estudo tem como objetivo compreender como as redes sociais são utilizadas pelos empreendedores na formação do seu capital social, nas fases de criação e de desenvolvimento de um negócio. Realizou-se um estudo qualitativo de caso único em uma empresa do setor turístico localizada na região norte pioneiro do Paraná. As evidencias foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com os empreendedores além de observação simples e análise de documentos. Os resultados do trabalho sugerem que nas duas fases dos negócios; na criação e desenvolvimento, a rede social dos empreendedores permitiu acesso aos diferentes recursos que contribuíram para a formação do seu capital social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Norma Pimenta Cirilo Ducci, Universidade Federal de Sergipe; NUPEC; Departamento de Administração
    Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná.
  • Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal de Sergipe; NUPEC; Departamento de Administração
    Professora do Departamento de Administração e do Mestrado em Economia (NUPEC) da Universidade Federal de Sergipe; Doutora em Administração pela Cranfield University – Inglaterra; Pós-Doutorado em Gestão do Turismo na Bournemouth University, Inglaterra e na Strathclyde University – Escócia; Pós-Doutorado em Empreendedorismo em Turismo na HEC em Montreal, Canadá.

Downloads

Publicado

2010-04-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

DUCCI, Norma Pimenta Cirilo; TEIXEIRA, Rivanda Meira. Articulação de redes sociais por empreendedores na formação do capital social: um estudo de caso de uma empresa do setor de turismo do interior do Paraná. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 1, p. 165–189, 2010. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v21i1p165-189. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14211.. Acesso em: 25 abr. 2024.