Atributos estratégicos nas compras de estabelecimentos de hospedagens: estudo das pousadas de Ouro Preto e Tiradentes no roteiro turístico "Estrada Real"

Autores

  • Ricardo S. Martins Universidade Federal de Minas Gerais. Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD)
  • Débora S. Lobo Unioeste/Campus Toledo
  • Letícia Labegalini Universidade Federal de Minas Gerais
  • Alexandre de Pádua Carrieri Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i2p320-340

Palavras-chave:

logística de suprimentos, logística para serviços, turismo, Minas Gerais.

Resumo

O objetivo geral da presente pesquisa foi identificar necessidades e expectativas de pousadas nas cidades históricas de Ouro Preto e Tiradentes na Estrada Real (MG), em termos de estratégia para a logística de suprimentos. No caso dos serviços relacionados ao turismo, o uso estratégico da logística permite alcançar diferenciais competitivos tanto no aspecto custos quanto na qualidade do atendimento. Através de pesquisa de campo, foram aplicados cartões aos empresários e gerentes dos estabelecimentos de pousadas nas regiões de Ouro Preto e Tiradentes, com base na técnica estatística multivariada Preferência Declarada. Os cartões constavam de alguns atributos que mostrariam a configuração preferida dos serviços de suprimentos. Os atributos investigados foram: prazo de atendimento, número de fornecedores, tamanho do lote, operações de suprimentos e forma de pedido. Os resultados indicaram que uma estratégia de forte impacto para as pousadas das regiões pesquisadas deveria contemplar política de redução da base de fornecedores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ricardo S. Martins, Universidade Federal de Minas Gerais. Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD)
    Professor Dr. do Departamento de Administração e Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
    (CEPEAD),Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Logística (NIPE-LOG/UFMG).
  • Débora S. Lobo, Unioeste/Campus Toledo
    Professora Adjunta da Unioeste/Campus de Toledo e membro do Translog - Grupo de Pesquisas em Transportes e Logística Agroindustrial.
  • Letícia Labegalini, Universidade Federal de Minas Gerais
    Administradora, Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – São Paulo. Pesquisadora do Núcleo
    Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Logística (NIPE-LOG/UFMG).
  • Alexandre de Pádua Carrieri, Universidade Federal de Minas Gerais
    Professor Dr. do Departamento de Administração e Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
    (CEPEAD)/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisador do Núcleo de Estudos Organizacionais
    e Simbolismo – NEOS.

Downloads

Publicado

2010-08-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

MARTINS, Ricardo S.; LOBO, Débora S.; LABEGALINI, Letícia; CARRIERI, Alexandre de Pádua. Atributos estratégicos nas compras de estabelecimentos de hospedagens: estudo das pousadas de Ouro Preto e Tiradentes no roteiro turístico "Estrada Real". Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 2, p. 320–340, 2010. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v21i2p320-340. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14219.. Acesso em: 17 abr. 2024.