Ensaio metodológico para a prospecção mercadológica para empreendimentos gastronômicos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i2p341-356Palavras-chave:
prospecção mercadológica, planejamento estratégico, empreendedorismo, gastronomia, destinos turísticos.Resumo
Este estudo aborda os principais passos que abrangem a prospecção mercadológica para a abertura de estabelecimentos gastronômicos inserida no contexto de destinos turísticos. Tal processo de pesquisa foi dividido em quatro partes: Empresa (produtos e serviços); Mercados (demanda ou público alvo); Setor Financeiro e Estratégias de Comunicação. O roteiro para a criação de um novo estabelecimento teve como base os critérios estabelecidos pelo Planejamento Estratégico, apoiados em objetivos, metas e a missão da empresa. Foram contemplados temas relacionados à uma prática que vai de encontro à teoria dos 4 Ps (Produto, Preço, Ponto e Propaganda), envolvendo os aspectos que compõem o processo evolutivo de uma empresa do setor de Alimentos e Bebidas. As reflexões foram indicadoras da importância de se estabelecer etapas e parâmetros no processo de idealização não só para a implantação, mas sobretudo para a gestão de empreendimentos na área gastronômica.Downloads
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