A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de Janeiro

Autores

  • Aline Alves Figueirêdo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Verônica Feder Mayer Universidade Federal Fluminense - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i3p445-469

Palavras-chave:

comportamento do consumidor, imagem, cidade de São Paulo.

Resumo

Este trabalho analisa a imagem do destino turístico cidade de São Paulo a partir da visão do público jovem da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e faz uma relação entre a imagem percebida pelo público e a intenção em visitar o destino estudado. Para atingir os objetivos do trabalho, foram conduzidos dois estudos por meio de uma combinação de metodologias estruturadas e não-estruturadas. O estudo 1 confirmou que há um conflito entre a imagem que a cidade visa transmitir e a que é percebida. O estudo 2, por sua vez, gerou a lista de atributos que compõem a imagem do destino. Verifica-se que a marca da cidade está mal posicionada perante o público pesquisado, com características presentes em outras metrópoles, o que acaba por não lhe conferir um diferencial competitivo. Foram encontrados ainda baixos níveis de interesse e intenção em visitar a cidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aline Alves Figueirêdo, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Graduada em Turismo pela Universidade Federal Fluminense. Mestranda em Administração pelo
    Coppead/UFRJ.
  • Verônica Feder Mayer, Universidade Federal Fluminense - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo
    Doutora em Administração pelo Coppead/UFRJ com extenção na University of Illinois at Urbana Champaign; CPCL pela Harvard Business School. Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo.

Downloads

Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

FIGUEIRÊDO, Aline Alves; MAYER, Verônica Feder. A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de Janeiro. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 3, p. 445–469, 2010. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v21i3p445-469. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14227.. Acesso em: 19 abr. 2024.