A percepção do turismo por parte da comunidade local e dos turistas no município de Cajueiro da Praia - PI

Autores

  • Stella Maria Sousa Carvalho Instituto Federal do Piauí (IFPI)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i3p470-493

Palavras-chave:

percepção, impactos do turismo, potencialidades, limitações.

Resumo

O turismo é uma atividade que pode ser uma alternativa para diversificar economias, gerar empregos e renda, promover a preservação ambiental e melhorar a qualidade de vida de localidades que têm potencial para tal. Entretanto, é fundamental que a comunidade receptora participe do processo de desenvolvimento turístico para que os seus benefícios não se limitem à poucos. Assim, este artigo mostra a percepção dos moradores do município de Cajueiro da Praia - PI, englobando a sede municipal e os povoados da orla marítima, bem como a percepção dos turistas que o visitam. A metodologia deste trabalho foi baseada em uma pesquisa de campo com amostras do tipo não probabilísticas, e consistiu na aplicação de questionários com os moradores de cada localidade e com os turistas que estavam no município, durante os períodos de aplicação dos mesmos. Assim, percebeu-se, então, que a comunidade do município de Cajueiro da Praia aceita e quer que o turismo seja desenvolvido, porém grande parte dos moradores não tem consciência da natureza do turismo e dos seus impactos. E em relação à percepção dos turistas, a sua maioria tem uma boa impressão do município e pretende voltar outras vezes, o que leva a continuidade do desenvolvimento turístico local.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Stella Maria Sousa Carvalho, Instituto Federal do Piauí (IFPI)
    Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Professora efetiva do curso Guia de Turismo do Instituto Federal do Piauí – IFPI.

Downloads

Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

A percepção do turismo por parte da comunidade local e dos turistas no município de Cajueiro da Praia - PI. (2010). Revista Turismo Em Análise, 21(3), 470-493. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i3p470-493