A percepção do turismo por parte da comunidade local e dos turistas no município de Cajueiro da Praia - PI
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i3p470-493Palavras-chave:
percepção, impactos do turismo, potencialidades, limitações.Resumo
O turismo é uma atividade que pode ser uma alternativa para diversificar economias, gerar empregos e renda, promover a preservação ambiental e melhorar a qualidade de vida de localidades que têm potencial para tal. Entretanto, é fundamental que a comunidade receptora participe do processo de desenvolvimento turístico para que os seus benefícios não se limitem à poucos. Assim, este artigo mostra a percepção dos moradores do município de Cajueiro da Praia - PI, englobando a sede municipal e os povoados da orla marítima, bem como a percepção dos turistas que o visitam. A metodologia deste trabalho foi baseada em uma pesquisa de campo com amostras do tipo não probabilísticas, e consistiu na aplicação de questionários com os moradores de cada localidade e com os turistas que estavam no município, durante os períodos de aplicação dos mesmos. Assim, percebeu-se, então, que a comunidade do município de Cajueiro da Praia aceita e quer que o turismo seja desenvolvido, porém grande parte dos moradores não tem consciência da natureza do turismo e dos seus impactos. E em relação à percepção dos turistas, a sua maioria tem uma boa impressão do município e pretende voltar outras vezes, o que leva a continuidade do desenvolvimento turístico local.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.