Análise da relação causal entre imagem, qualidade, satisfação e fidelidade: um estudo sobre a percepção do turista nacional no destino turístico Natal/RN

Autores

  • Márcio Marreiro das Chagas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sergio Marques Junior Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i3p494-516

Palavras-chave:

imagem de destinos turísticos, comportamento pós-compra, qualidade.

Resumo

O objetivo principal do estudo é analisar a relação causal existente entre a qualidade, a satisfação, a fidelidade e a imagem de destinos. Para tanto, se realizou um estudo exploratório-descritivo, do tipo Survey, com enfoque analítico quantitativo. A coleta de dados foi realizada através de questionário aplicado junto aos turistas nacionais no Aeroporto Internacional Augusto Severo e na Rodoviária da Cidade do Natal, principais locais de entrada e saída de turistas no local. A composição amostral foi aleatória simples chegando-se ao número final de 400 turistas entrevistados. Dentre os principais resultados, observou-se que são nove as dimensões da percepção de qualidade de destinos de Sol e Praia, ou seja, Praias e Facilidades, Equipamentos Públicos, Alimentos e Bebidas, Serviços de Transportes, Equipamentos do Hotel, Serviços do Hotel, Entretenimento e Atrativos, Acesso ao Hotel e Hospitalidade. Concluiu-se que a imagem exerce influência forte e direta tanto no processo de satisfação do consumidor quanto no de fidelização. As dimensões da qualidade encontradas também se apresentaram como fortes influenciadoras de ambos os fatores, sendo que a satisfação influencia de forma direta a fidelização ao destino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Márcio Marreiro das Chagas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharel e Mestre em Turismo (UFRN). Professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-RN) e Tutor do DETED do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
  • Sergio Marques Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Agronomia pela USP. Doutor em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor adjunto da
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Análise da relação causal entre imagem, qualidade, satisfação e fidelidade: um estudo sobre a percepção do turista nacional no destino turístico Natal/RN. (2010). Revista Turismo Em Análise, 21(3), 494-516. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i3p494-516