Contribuição do turismo ao desenvolvimento local: evolução experimentada na cidade de Federação, Argentina

Autores

  • Noemí Wallingre Universidad Nacional de Quilmes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i3p539-566

Palavras-chave:

desenvolvimento local, destinos turísticos, sistema turístico, política do turismo.

Resumo

Este artigo contribui para os resultados continuados de um estudo prévio, com a finalidade de observar a evolução experimentada no desenvolvimento do turismo na cidade de Federação, província de Entre Rios, Argentina. Procurou-se realizar reflexões a respeito da relação existente entre o turismo e o desenvolvimento local a partir do surgimiento de iniciativas e implementações de políticas e estratégias de desenvolvimento. A hipótese afirma que o turismo é uma atividade que contribui para o desenvolvimento local de cidades pequenas. Esta etapa do estudo está concentrada entre os anos 2000 e 2009. Analisou-se seu impacto socioeconômico relativo ao emprego, os empreendimentos e investimentos, considerando a contribuição refletida nos benefícios que ocasionou, em particular na população residente. Em síntese, a investigação enfoca a área temática do desenvolvimento local centrada na figura de centro turístico e analisada desde a denominada teoria do sistema turístico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Noemí Wallingre, Universidad Nacional de Quilmes
    Licenciada en Turismo. Magíster en Desarrollo Local por la Universidad Nacional de San Martín, Argentina -
    Universidad Autónoma de Madrid, España. Profesora regular de Universidad Nacional de Quilmes; Universidad del Salvador y Universidad Autónoma de Entre Ríos, todas de Argentina. Directora de Maestría en Desarrollo y Gestión del Turismo, Universidad Nacional de Quilmes, Argentina. Directora Licenciatura en Hotelería y Turismo, Departamento de Economía y Administración, Universidad Nacional de Quilmes, Argentina, modalidad virtual.

Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

WALLINGRE, Noemí. Contribuição do turismo ao desenvolvimento local: evolução experimentada na cidade de Federação, Argentina. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 3, p. 539–566, 2010. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v21i3p539-566. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14231.. Acesso em: 24 abr. 2024.