Estratégias intersetoriais no desenvolvimento do turismo de natureza: desafios e perspectivas

Autores

  • Patrícia Monteiro Gorni Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Marialva Tomio Dreher Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i3p567-593

Palavras-chave:

estratégias intersetoriais, turismo de natureza, competitividade.

Resumo

O turismo de natureza pelas suas características e, em especial, pela sua dependência da conservação ambiental, encontra dificuldades em sobreviver sem a cooperação entre os setores público, privado e terceiro setor. Por isso, o objetivo deste estudo foi analisar como as parcerias intersetoriais podem contribuir, estrategicamente, com a competitividade das organizações que atuam no segmento do turismo de natureza, nos municípios de Blumenau, Pomerode e Gaspar, inseridos na Região de Blumenau (SC). O método adotado foi o da pesquisa qualitativa com a metodologia exploratória. Os procedimentos de coletas de dados envolveram a realização de entrevista semiestruturada e a análise documental. No cenário estudado foi observado que as estratégias intersetoriais são incipientes e, não contribuem diretamente com o desenvolvimento do turismo de natureza. No entanto, existe uma percepção de que a articulação entre os setores pode representar um meio para alavancar e fortalecer este segmento turístico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patrícia Monteiro Gorni, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
    Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Especialista em Formação para
    Docência do Ensino Superior em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Bacharel
    em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI.
  • Marialva Tomio Dreher, Universidade Regional de Blumenau (FURB)
    Pós-Doutoranda da UFRGS. Doutora em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Professora titular da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Downloads

Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

GORNI, Patrícia Monteiro; DREHER, Marialva Tomio. Estratégias intersetoriais no desenvolvimento do turismo de natureza: desafios e perspectivas. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 3, p. 567–593, 2010. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v21i3p567-593. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14232.. Acesso em: 25 abr. 2024.