Avaliação ambiental estratégica para gestão municipal do turismo: um estudo no município de Bueno Brandão, MG

Autores

  • Clara Carvalho de Lemos Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Paulo.
  • Marcelo Pereira de Souza Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i3p621-643

Palavras-chave:

gestão do turismo, impactos ambientais, avaliação ambiental estratégica.

Resumo

No Brasil, a gestão dos impactos ambientais ocasionados pela atividade turística, geralmente, acontece em momentos tardios, ou seja, o estímulo ao turismo, via de regra, precede o planejamento. Nessa discussão ganha destaque a necessidade de utilização de um instrumento que forneça oportunidade para avaliação de impacto ambiental em situações mais estratégicas como políticas, planos e programas. O presente estudo apresenta a avaliação ambiental estratégica (AAE) como um instrumento a ser utilizado na gestão estratégica dos impactos ambientais da atividade turística e evidencia as perspectivas de sua aplicação para o planejamento turístico, trazendo um estudo de caso realizado no Município de Bueno Brandão, MG. A partir das informações obtidas em campo, o trabalho oferece subsídios e recomendações para uma possível aplicação da avaliação ambiental estratégica na realidade brasileira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Clara Carvalho de Lemos, Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Paulo.
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de
    São Carlos. Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos. Bacharel em Turismo pela Universidade de Fortaleza.
  • Marcelo Pereira de Souza, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.
    Engenheiro Civil. Professor Titular do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Pesquisador do CNPq. .

Downloads

Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

LEMOS, Clara Carvalho de; SOUZA, Marcelo Pereira de. Avaliação ambiental estratégica para gestão municipal do turismo: um estudo no município de Bueno Brandão, MG. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 3, p. 621–643, 2010. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v21i3p621-643. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14234.. Acesso em: 23 abr. 2024.