Ambientalismo, organizações não governamentais e a busca pela sustentabilidade no turismo

Autores

  • Andrea Rabinovici Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Campus Diadema

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v22i1p44-70

Palavras-chave:

ambientalismo, organizações não governamentais, sustentabilidade, turismo.

Resumo

Neste artigo são discutidos conceitos de participação e sustentabilidade aplicados por ONGs atuantes na atividade turística, suas práticas no Brasil e o histórico deste debate. Discorre-se sobre as influências das ONGs ambientalistas para a sustentabilidade (ou não) do turismo e os conflitos sociais decorrentes de suas atividades nas localidades onde atuam. O texto deriva de tese de doutorado e se utiliza de suas conclusões, baseadas em dados coletados de nove ONGs estudadas (entrevistas semi-estruturadas, observação direta de atividades, fontes bibliográficas e documentais). Parte-se da hipótese de que o ambientalismo, através das variadas ONGs, investe no diálogo e nas articulações com atores diferenciados e por isso influencia fortemente o debate local sobre sustentabilidade socioambiental. Essa influência pode gerar novas desigualdades, enclaves e conflitos regionais, bem como novos graus de participação, empoderamento e reflexão dos atores sociais envolvidos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andrea Rabinovici, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Campus Diadema
    Cientista Social com ênfase em antropologia (UNICAMP), pós-graduada em Turismo Ambiental (SENAC, SP), Mestre em Ciência Ambiental (PROCAM-USP), Doutora em Ambiente e Sociedade NEPAM/UNICAMP e Professora da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Campus Diadema.

Downloads

Publicado

2011-04-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Ambientalismo, organizações não governamentais e a busca pela sustentabilidade no turismo. (2011). Revista Turismo Em Análise, 22(1), 44-70. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v22i1p44-70