A imagem como agente motivador para o ecoturismo

Autores

  • Zysman Neiman Universidade Federal de São Carlos.
  • Stefanie Geerdink Universidade Federal de São Carlos
  • Júlio César Pereira Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v22i1p71-95

Palavras-chave:

motivação, percepção, ecoturismo .

Resumo

Os objetivos deste trabalho são delimitar o quanto a imagem é efetiva no processo motivacional para o Ecoturismo, em comparação ao relato textual descritivo do mesmo local, além de comparar e avaliar as diferentes percepções individuais e seu poder de motivar ecoturistas potenciais, bem como quantificar o impacto que a imagem e o relato causam no indivíduo, e qual a influência de um sobre o outro na perspectiva de potenciais ecoturistas. A partir das metodologias do Discurso do Sujeito Coletivo juntamente com a Escala de Análise de Humor, no sentido de captar de forma quantitativa as percepções em uma avaliação de natureza discreta sobre as imagens e relatos aos quais os discentes do curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de São Carlos, campus de Sorocaba foram expostos. A partir dos resultados, a hipótese foi refutada, contrariando as expectativas deste trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Zysman Neiman, Universidade Federal de São Carlos.
    Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, Mestre e Doutor em Psicologia, todos pela Universidade de São
    Paulo, Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos, Laboratório de Ecoturismo, Percepção e
    Educação Ambiental (LEPEA).
  • Stefanie Geerdink, Universidade Federal de São Carlos
    Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de São Carlos, Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq.
  • Júlio César Pereira, Universidade Federal de São Carlos
    Graduado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestre e Doutor em
    Agronomia (Estatística e Experimentação Agronômica) ambos pela Universidade de São Paulo. Professor
    Adjunto da Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Publicado

2011-04-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

NEIMAN, Zysman; GEERDINK, Stefanie; PEREIRA, Júlio César. A imagem como agente motivador para o ecoturismo. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 22, n. 1, p. 71–95, 2011. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v22i1p71-95. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14241.. Acesso em: 20 abr. 2024.