Hotéis paulistanos: das razões da hospedagem urbana na cidade de São Paulo e as notícias em almanaques e memoriais do século XIX

Autores

  • Airton José Cavenaghi Universidade Anhembi Morumbi (UAM-SP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v22i1p119-145

Palavras-chave:

meios de hospedagem, história, cidade, São Paulo, século XIX.

Resumo

Este artigo, além de valorizar a produção existente relacionada a história da hotelaria na cidade de São Paulo, procura discutir a divulgação dos meios de hospedagem na cidade de São Paulo pelo uso de Almanaques e Memoriais publicados durante o século XIX. Analisa as informações divulgadas por estes veículos de informação e também estabelece diretrizes metodológicas diferenciadas para a interpretação desta documentação existente, pelo uso das técnicas historiográficas de pesquisa e análise. Pretende, desta forma, demonstrar que a história dos meios de hospedagem na cidade de São Paulo faz parte de um todo analítico vinculado a um cotidiano moldado pelas leituras possíveis do imaginário cultural do período. Procura, assim, abrir uma linha de trabalho interpretativo necessário a perceber a hotelaria paulistana pelo víeis de suas significações como instituições formadas na lógica de uma memória e de uma identidade histórica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Airton José Cavenaghi, Universidade Anhembi Morumbi (UAM-SP)
    Doutor em História Social (FFLCH-USP), Professor Pesquisador do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi (UAM-SP).

Downloads

Publicado

2011-04-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

CAVENAGHI, Airton José. Hotéis paulistanos: das razões da hospedagem urbana na cidade de São Paulo e as notícias em almanaques e memoriais do século XIX. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 22, n. 1, p. 119–145, 2011. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v22i1p119-145. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14243.. Acesso em: 25 abr. 2024.